Quanto vale uma vida?

Quando perguntamos às crianças o que querem ser quando crescerem, as respostas variam entre médico a astronauta. Eu dizia que queria ser grande. Não grande no sentido convencional, mas grande na estatura!

por Flaviana Menezes enviado para o Guest Post do Geledés

Eu cresci, como muitas crianças da minha geração, ouvindo aquela lenda urbana de que o Assistente Social tirava criancinhas dos seus lares. Mas, nunca me disseram que os lares eram inapropriados para o crescimento saudável das crianças e que estas corriam risco social e vulnerabilidade social. O que é risco social e vulnerabilidade social? O risco social se configura a partir do momento que se complexifica e se agrava as situações de vulnerabilidade. Ou seja, quando os direitos dos indivíduos, grupos e famílias foram violados ou rompidos. A vulnerabilidade social é um indicador da falta de acesso às necessidades básicas das famílias. (DESLANDES; SOUZA, 2009).

O Assistente Social é o profissional que vai além da burocracia interna das instituições: ele vai aonde o indivíduo necessitado está. Eu conheço vários profissionais que nunca foram à periferia, que nunca viram a miséria de perto, a fome a devorar o corpo até sobrar um olhar vazio e um sorriso inexpressivo, a violência escondida no conceito popular de “briga de casal” e etc. Quantas dores! Quantos casos de partir o coração estes profissionais enfrentam todos os dias. Um trabalho invisível, mas que salva várias vidas.

A Reforma da Previdência já ocorre no interior do INSS e ela veio com duas missões: dar aos Peritos poderes que não lhes competem por não serem formados em Serviço Social, remuneração extra a cada solicitação do segurado recusada e outros benefícios; aos Assistentes Sociais o sucateamento dos seus serviços, privações e dificuldades éticas e técnicas para a execução dos seus trabalhos. Os prejudicados nessa guerra injusta de poder somos nós, os cidadãos que necessitam dos únicos profissionais dispostos a ajuda-los. O BPC (Benefício de Prestação ]Continuada) não é uma política previdenciária, mas uma política de assistência social destinada a reduzir a pobreza de idosos e pessoas com deficiência sem outra fonte de renda mínima.

A presidente substituta do INSS, KARINA BRAIDO SANTURBANO DE TEIVE E ARGOLO, num devaneio ou desespero pelo poder, após marcar uma reunião com os Assistentes Sociais em Brasília e não comparecer (2º Encontro Nacional em defesa da Previdência Social e do Serviço Social no INSS, realizado nos dias 26 e 27 de maio, contra as medidas que estão sendo adotadas para desmonte dos serviços previdenciários.), baixou uma portaria – inconstitucional – obrigando os profissionais do Serviço Social a fazerem o seu trabalho em trinta minutos ou sofrerão sanções. Agora, me digam: como fazer avaliação socioeconômico em trinta minutos? Ela é Perita, logo, desconhece o verdadeiro trabalho de um Assistente Social, provavelmente, nunca entrevistou um segurado de forma minuciosa, nunca foi ao local em que eles vivem, as suas dificuldades, as suas misérias humanas. Ela via embora, mas o transtorno que ela causou refletirá, para sempre, na camada mais necessitada da sociedade.

Aí vem a pergunta à senhora KARINA BRAIDO SANTURBANO DE TEIVE E ARGOLO: quanto vale uma vida?

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

ONU Brasil pede rigor nas investigações de ataque a indígenas no Maranhão

O Sistema das Nações Unidas no Brasil divulgou nota...

Quem é Txai Suruí, indígena e única brasileira que discursou na COP26

Indígena e única brasileira a discursar na abertura oficial...

Mais mulheres e negros na liderança: iFood anuncia metas para os próximos 2 anos

O iFood anunciou metas para aumentar, desenvolver e reter...

para lembrar

História inspiradora de baiano com deformidade rara alcança milhões no mundo

A fantástica história de um brasileiro que vem vencendo...

Decisão de Gilmar Mendes é responsável por tragédia dos índios

O então presidente do STF, Gilmar Mendes, deferiu liminar,...

Profissionais negras demandam mais políticas afirmativas no mercado corporativo brasileiro

As empresas brasileiras e multinacionais com atuação no Brasil...

Pressão indígena faz Odebrecht desistir de hidrelétrica no Peru

A pressão de comunidades indígenas levou a construtora brasileira...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=