Facebook, Google e Twitter aceitam aplicar lei alemã contra racismo e xenofobia

Empresas devem apagar comentários que atentem contra refugiados e migrantes que procuram apoio na Alemanha.

no Publico.PT

O Facebook, Google e Twitter concordaram em apagar todas as referências a discursos de ódio das suas páginas dentro de 24 horas a pedido da Alemanha, numa medida de combate ao racismo online que aumentou no país com a crise de refugiados na Europa.

O governo alemão tem pedido às plataformas sociais que estejam atentas a comentários contra cidadãos estrangeiros feitos online num momento em que a Alemanha tenta dar resposta aos pedidos de ajuda de mais de um milhão de refugiados e migrantes.

O ministro alemão da Justiça, citado pela Reuters, considera que o acordo entre as três empresas e o governo facilita a denúncia de casos de discurso de ódio por utilizadores e grupos anti-racismo. “Quando os limites da liberdade de expressão são transgredidos, quando se trata de expressões criminais, sedição, incitamento para a ofensas criminais que ameaçam as pessoas, esse conteúdo deve ser excluído da Internet”, argumentou Heiko Maas, acrescentando que as redes sociais não se podem “tornar um parque de diversões para a extrema-direita”.

O compromisso estabelece que a regra acordada seja colocada em prática em 24 horas, sendo que caberá a equipas de especialistas no Facebook, Google e Twitter monitorizar os conteúdos ofensivos publicados na Alemanha, com base no que determina a lei do país.

Maas e outras personalidades alemãs criticaram recentemente o Facebokk por remover de imediato imagens de nudez nas páginas dos utilizadores, enquanto permite que comentários racistas e xenófobos permaneçam online. A rede social defendeu-se afirmando que age com base nas denúncias dos utilizadores sobre comentários que incitam ao ódio racial.

+ sobre o tema

São Paulo não paga indenização a famílias de PM assassinados

O Governo de São Paulo não efetuou o pagamento...

Líder, professor e poeta Laklãnõ é agredido na Penha em Santa Catarina e morre

Neste vídeo gravado no sábado (06/07/2013), na aldeia Figueira,...

Reunião Estratégica sobre Banda Larga e Marco Regulatório das Comunicações

Textos produzidos como subsídio para a Reunião Estratégica sobre...

Relatório Anual da Comissão Arns

A Comissão Arns publica seu Relatório Anual (Fev 2019...

para lembrar

Pelo menos oito menores são vítimas de agressão todos os dias em Manaus

Casos de lesão corporal foram os que mais vitimaram...

Escravidão não é só algema e açoite, diz procuradora do Trabalho

“Inconstitucional”, “um desastre” e “um retrocesso inimaginável”. Essas foram...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=