Seminário discute garantia de direitos das mulheres como requisito para os direitos humanos

Campo Grande (MS) – Na sociedade que evolui em diversos aspectos, a garantia dos direitos humanos ainda é uma batalha a ser vencida. Quando o assunto são os direitos das mulheres, a discussão não pode ser dissociada, ou tratada como assunto particular.

Esta opinião foi discutida durante o I Seminário Estadual “Os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos”, promovido pela Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O objetivo do evento é possibilitar formação aos participantes, no intuito de criar e fortalecer os conselhos de direitos das mulheres, sobretudo no interior do Estado.

De acordo com Carla Stephanini, coordenadora especial de Políticas Públicas para as Mulheres, ao se promover o debate sobre direitos das mulheres é o primeiro passo para a garantia dos direitos. “Somente tendo seus direitos garantidos se torna possível possibilitar o protagonismo feminino nas áreas social, político, econômico e cultural”, explica Carla.

Entre os assuntos discutidos no seminário estão os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e o enfrentamento à violência contra a mulher. Um dos principais instrumentos de combate aos casos de violência é a Lei Maria da Penha, um instrumento jurídico particular para atender desde ameaças até agressões físicas, abrangendo a família – em escala ascedente e descendente – e a comunidade onde o fato ocorre.

Ainda segundo Carla, um dos papéis da Coordenadoria é disseminar as informações sobre os direitos das mulheres, valendo-se da premissa que a informação é uma arma na luta pela garantia de direitos. “Não se pode afirmar que as mulheres tem seus direitos humanos garantidos quando ainda se encontra situações que obrigam as mulheres a condições precárias de trabalho, discriminação de genêro, orientação sexual, raça e etnia, e em especial a violência”, afirma a coordenadora.

Para permitir que os direitos humanos sejam certificados para toda a sociedade, e, no caso, o público feminino, a Coordenadoria da Mulher atua dentro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, um trabalho conjunto que encoraja as vítimas a denunciarem, que se fortalece com o apoio da sociedade, e que ultrapassa governos, instalando-se como ferramentas necessárias à manutenção da dignidade e o respeito.

O I Seminário Estadual “Os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos” contou com a participação de advogados, estudantes, assistentes sociais e demais convidados.

Fonte: Pantanal News

+ sobre o tema

No Recife, Marina Silva sai em defesa de Marco Feliciano

“Feliciano está sendo mais hostilizado por ser evangélico que...

Bachelet: mulher é fundamental para desenvolvimento sustentável

A chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva da ONU Mulheres, pedirá...

Condenado por atear fogo em índio Galdino passa em concurso e vira servidor

Depois de quitar dívida com a Justiça, um dos...

UBM comemora 24 anos de atividade por igualdade de gênero

A União Brasileira de Mulheres(UBM) completa 24 anos nesta...

para lembrar

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...

Maternidade e culpa

Quando o povo negro foi assimilado na cultura ocidental...

Mulheres são mais instruídas e ampliam o nível de ocupação, revela pesquisa

Em dez anos, o nível de instrução das mulheres...

Campanha #MaisQueImigrante visa desconstruir xenofobia dos brasileiros

Até o fim do mês, projeto reunirá relatos, fotos...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da filha adolescente quando a menina decidiu se casar. Mas ao vê-la tão magra e abatida...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=