A nova versão da peça publicitária sobre os 150 da anos da Caixa com Machado de Assis negro

Enviado por / FonteDo G1

A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (11) que começou a ser veiculada na segunda-feira (10) a nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição. Desta vez, um ator negro interpreta o escritor Machado de Assis.

O novo vídeo, que pode ser visto no YouTube, foi feito para corrigir a representação de Machado que, na propaganda original suspensa em setembro, foi interpretado por um ator branco.

Além de receber críticas na internet, a peça foi alvo no dia 19 de setembro de uma queixa formal por parte da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), que disse em comunicado a “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.

A campanha original com o ator branco interpretando Machado, cuja veiculação na TV foi suspensa em setembro após ser alvo de críticas e reclamações, também pode ser vista no YouTube.

A nova campanha ainda não está disponível na internet.

‘Providências para retificar o erro’

No dia 21 de setembro, quando a Caixa anunciou a decisão de suspender a veiculação da campanha publicitária na TV, o próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu em comunicado desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.

“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco.

+ sobre o tema

‘Sou uma matriz. E isso não é ruim’, diz Djavan, que lança disco

'Rua dos amores' é primeiro CD de inéditas do...

Dona Ivone Lara

Yvonne Lara da Costa, (Rio de Janeiro, 13 de...

Joan Smalls é a nova modelo número um do mundo

Em 2010, a modelo holandesa Lara Stone desbancou a...

para lembrar

Encontro Internacional Afro-Feminismos De Abya Yala: Uma aposta crítica para o agora

A partir de experiências de mulheres negras de diferentes...

Morre Carlos Caó, jornalista que criminalizou preconceitos de raça e sexo

O jornalista, advogado e militante do movimento negro Carlos...

A vida não foi um sopro para Alê Makkeda

Dizem que a vida é um sopro. Quando o...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=