Alabama de John Coltrane, o Jazz contra o racismo

Enviado por / FontePortal Disparada

A clássica e triste canção “Alabama” de John Coltrane, um canto emocionante contra o racismo e um grito em favor dos excluídos ao som do saxofone mais conhecido da história do Jazz.

A história dos Estados Unidos fez o negro viver o pesadelo americano de uma forma dura e cruel durante muitos anos (e ainda faz). Uma das contribuições mais importantes da cultura afroamerciana para o mundo foi o Jazz. Esse ritmo, criado por escravizados e ex-escravizados, à beira dos riachos, sempre transpareceu a tristeza e luta dos negros por liberdade e igualdade de direitos.

Na primeira metade do Século XX era difícil para os negros até adorarem a Deus sendo segregados em igrejas de bairros pobres, sem energia elétrica e instrumentos de qualidade para o louvor. As vozes dos adoradores negros precisavam ser mais ressonantes e a sincronia e arranjos mais bem construídos, pois a música fazia seus corações esquecer, por alguns momentos, a tristeza do mundo à sua volta. Boa parte dos musicistas aprendiam a tocar e louvar às escuras, escondidos no meio da noite.

Foi vendo seu povo sofrer que muitos artistas compuseram seus melhores trabalhos. É o caso de uma das mais belas músicas do Jazz, composta e tocada por John Coltrane.

Na data de 18 de novembro de 1963, John Coltrane grava “Alabama”. Um hino de dor e indignação, um verdadeiro réquiem do Jazz, teve como contexto um crime brutal de racismo. Quatro crianças foram assassinadas num atentado a bomba executado pela Klu Klux Klan contra uma igreja negra na cidade de Birmingham, Alabama, sul dos EUA.

A composição de Coltrane parece intercalar sensações como choro em tom de murmúrio e incompreensão, e o lamento que rompe em desespero e indignação feito o salmista a bradar aos céus “Até quando, Senhor, de todo vos esquecereis de mim?” (Sl 12, 2.)

Addie Mae Collins, Denise McNair, Carole Robertson e Cynthia Wesley que tiveram suas vidas ceifadas pela intolerância e ódio vivem eternizadas nessa profunda melodia composta por essa lenda do jazz.

Por Hilton Valeriano e Joel Paviotti – Iconografia da História

+ sobre o tema

Indicação de Ketanji coloca no radar a falta de juízes negros na bancada dos EUA

Como a nomeação de Ketanji Brown Jackson para a Suprema...

Lançamento do livro/CD/DVD ‘O Jongo do Tamandaré’

    Saiba Mais:  Jongo Cacuriá AS DANÇAS...

Por que as pesquisas online por racismo estrutural explodiram no Brasil?

As pesquisas na internet feitas por brasileiros para saber...

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

para lembrar

Jessye Norman

Jessye Norman nascida em Augusta, Georgia, em 15 de...

Beyoncé lança videoclipe com Nicki Minaj. Veja o vídeo!

Depois do lançamento do videoclipe de Taylor Swift, na...

Gilberto Gil concorre ao Grammy de melhor álbum de world music

Gilberto Gil está entre os concorrentes ao Grammy anunciados...
spot_imgspot_img

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...
-+=