Aluno é proibido de fazer rematrícula em escola por causa de cabelo black power

A direção da escola proibiu os pais de de Vinícius Santos Dias Moraes, de 16 anos, de fazer a rematrícula porque o aluno usa o cabelo no estilo black power. Cientes da situação, os estudantes se manifestaram durante o intervalo das aulas.

no R7

leia também: Em SP, escola é acusada de racismo após comunicado em que pede ‘cabelo liso’ em alunas para apresentação 

Aluno com cabelo black power é impedido de fazer rematrícula em colégio

O aluno Vinicius Santos Dias, de 16 anos, foi vítima de racismo no Colégio Adventista, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informações divulgadas no G1, o aluno não conseguiu fazer a rematrícula na escola para o próximo ano letivo porque decidiu adotar o cabelo no estilo black power.

no Catraca Livre

Os diretores da escola o chamou para conversar cinco vezes durante 2015 insistindo que Vinicius cortasse o cabelo. Para eles, o black power é “exótico” e “fere” as regras da instituição.

vinicius-aluno-cabelo

A direção deu a ele duas opções: cortar o cabelo e continuar estudando no colégio, ou manter o penteado, só que fora da instituição. “Foi aí que comecei a questionar. Por que o meu cabelo precisava ser cortado para que a matrícula pudesse ser feita?”, disse.

Indignado com a falta de respostas do colégio, Vinicius e outros colegas fizeram uma manifestação pedindo para “liberar o cabelo”. Veja vídeo:

O Colégio Adventista afirmou ao G1 que existe um regimento interno, assinado pelos responsáveis pela matrícula, que não permite o uso de cabelo black power.

“Não tem como eu abaixar a cabeça para uma coisa tão absurda. Meu cabelo é crespo, minha boca é grossa e eu não tenho vergonha disso. Me sinto ofendido, não tem como dizer que não. Essa regra deve ter mais de 100 anos e nós estamos em 2015”, afirmou Vinicius.

+ sobre o tema

Vítima de ofensas racistas em praia do Rio conta como discussão começou

Vídeo muito compartilhado mostra pedagoga humilhando mulher negra. Do G1 Um...

Alemães querem combater “antro” do neonazismo na Alemanha

Marchas neonazistas e grafites de teor racista deram a...

para lembrar

Chacinas revelam monstro que habita em nós

O Rio de Janeiro é mais uma vez convidado...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...

Jovens indenizarão garota de programa por atacá-la com extintor

Na madrugada de 4 de novembro de 2007, Luciano...
spot_imgspot_img

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....

Protagonismo brasileiro no debate internacional sobre encarceramento feminino

"Lutar pelo desencarceramento, pela redução do sofrimento e pela garantia de direitos de mulheres cis e trans em privação de liberdade." A missão da...
-+=