Aplicativo para atender mulheres em situação de violência começa a ser testado em janeiro na Capital

Mulheres com medida protetiva poderão acionar a Brigada Militar por um aplicativo em Porto Alegre. A ferramenta desenvolvida pela ONG Themis, em parceria com o governo do Estado, foi lançada na tarde desta quinta-feira (17) na sede da Secretaria de Segurança Pública.

por Maria Eduarda Fortuna no Gaucha

Inicialmente, será feito o teste com duas mulheres do bairro Restinga, que serão escolhidas a partir de janeiro. Após o período de experiência, o objetivo é estender o uso para outras vítimas.

O líder de desenvolvimento do app, Daniel Dora, explica que as mulheres escolhidas pelo Judiciário receberão um código para se cadastrar, com um termo se comprometendo a acionar a polícia somente em casos de emergência.

“Quando ela aperta quatro vezes no botão liga e desliga, automaticamente cai no atendente do 190, junto com todas as informações dela e do possível agressor e a localização dela através do GPS. Se ela estiver em fuga, fazemos todo o controle do deslocamento dela para informar a polícia”, explica.

Após o acionamento, imediatamente, uma viatura irá deslocar para atender a ocorrência. O secretário da Segurança, Wantuir Jacini, explica que o efetivo que fará o atendimento será o mesmo que já trabalha no policiamento ostensivo.

“Quando o 190 receber o chamado, ele vai disparar a viatura mais próxima para atender”, destaca. Ainda segundo ele, não há uma previsão de quanto tempo levará o período de testes com as duas vítimas.

A coordenadora de projetos da Themis, Lívia de Souza, ressalta que a escolha da Restinga para os testes se deu por ser um bairro afastado, onde a violência é muito alta e ao mesmo tempo contar com duas Promotoras Legais Populares (PLP), que atuam na ajuda a mulheres vítimas de violência.

Ela destaca, ainda, que hoje a grande maioria das vítimas tem um smartphone para baixar poder baixar o app, mas, se for necessário, a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul realiza, desde 2014, o recolhimento de aparelhos celulares em desuso para auxiliar as mulheres.

+ sobre o tema

‘Não dói o útero e sim a alma’, diz menina vítima de estupro coletivo

Trinta e três homens são procurados por participação no...

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupro durante exames

Casos ocorreram entre setembro de 2014 a janeiro de...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=