Após morte, família acusa PMs de espancar mulher em Ribeirão Preto

Luana dos Reis foi internada após ter sido agredida em abordagem, diz irmã. Ela sofreu uma isquemia cerebral; PM nega que tenha abusado da força.

Do G1

A família de uma mulher de 34 anos acusa policiais militares de espancá-la durante uma abordagem em Ribeirão Preto (SP). Luana Barbosa dos Reis morreu nesta quarta-feira (13), cinco dias após ter sido internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). Ela sofreu uma isquemia cerebral aguda causada por traumatismo crânio-encefálico, conforme aponta a declaração de óbito.

Uma testemunha afirma que Luana foi brutalmente agredida por pelo menos seis policiais na rua da casa onde morava.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes reagiram depois que foram desacatados e agredidos por Luana. O comando apura a denúncia e a Polícia Civil investiga o caso.

Agressões e morte
Segundo a professora Roseli Barbosa dos Reis, a irmã saiu de casa por volta das 19h para levar o filho de 14 anos a um curso. Ela foi abordada pela polícia na esquina da residência no bairro Jardim Paiva, quando seguia de moto para a escola.

Roseli afirma que Luana teria pedido uma policial para que fosse feita a revista, mas a solicitação não foi atendida, e ela não permitiu o procedimento. Foi quando, segundo a professora, as agressões começaram.

Uma vizinha, que prefere não se identificar, conta que os policiais desferiram golpes de cassetetes em Luana. A mulher ouviu gritos na rua e saiu de casa para ver o que acontecia quando se deparou com a cena.

“Foi uma coisa de terrorismo que eu nunca tinha visto na minha vida. Eles foram muito violentos. Deram bastante cacetada nela, nas pernas, mas muito. Batiam com o cassetete”, diz a testemunha.

Luana foi levada para a delegacia, onde os policiais registraram um termo circunstanciado. No documento, os PMs alegam que foram desacatados e agredidos pela mulher, que estava descontrolada. Um dos policias sofreu ferimentos na boca e o outro teve uma lesão no pé.

Após o registro na polícia, Luana foi dispensada, mas devido aos ferimentos acabou sendo internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). De acordo com a irmã, ela sofreu uma isquemia cerebral aguda causada por traumatismo crânio-encefálico. “Ela apanhou muito, estava brutalizada. Ela não conseguia abrir os olhos, toda machucada, com vermelhidão no corpo inteiro, ela não conseguia andar”, afirma Roseli.

Luana morreu no dia 13 de abril e os órgãos foram doados pela família.

Polícia nega agressões
O tenente coronel da PM, Francisco Mango Neto, informou que a abordagem aconteceu porque havia uma suspeita de que a moto dirigida por Luana fosse roubada. Mango Neto diz que a mulher se mostrou exaltada desde o início da conversa com os policiais.

Sobre a acusação de violência feita pela família, o coronel afirma que o uso da força foi preciso para conter a mulher após xingamentos e agressões contra os PMs. “Eu acredito que não [tenha havido excesso]. Na realidade foi para contê-la. Tanto que os policiais estavam muito mais lesionados, com cortes, e ela não. Ela foi íntegra para a delegacia, lá foi solicitado exame de corpo de delito, o qual ela deveria passar”.

Mango Neto diz que a PM solicitou um laudo complementar para apurar se a isquemia foi desencadeada por lesões ou se por outro motivo. “Vamos apurar se esse AVE ela teve por lesão ou se teve por um outro motivo, como drogas, anabolizantes, porque ela era uma lutadora de arte marcial, bem forte.”

familia_luana_novo

+ sobre o tema

Dia Internacional da Mulher Indígena

Hoje, 05 de setembro, é Dia Internacional da Mulher...

Cresce número de homicídios dolosos e de autos de resistência no Rio

Por: Vladimir Platonow   O número de homicídios dolosos no estado...

Coisa de vagabunda – Por: Clara Averbuck

Isso é coisa de vagabunda. Mulher que se dá...

para lembrar

Meninas de pelo menos 70 países ainda são agredidas por querer estudar, diz relatório da ONU

Um novo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) revela que meninas...

CPI das Universidades conclui trabalho com suspeitas de mais de 110 estupros na USP

Após 83 dias de investigações, mais de 100 pessoas...

Ex-pantera negra discursa sobre genocídio da juventude e emociona público presente

  Ericka Huggins passou por duas universidades e estará presente...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=