Atletas da NBA boicotam jogos dos playoffs após violência policial contra Jacob Blake

Enviado por / FonteFolha de S. Paulo

Jogadores da NBA resolveram boicotar a rodada dos playoffs programada para esta quarta-feira (26), no complexo da Disney, na região metropolitana de Orlando. A decisão foi tomada como manifestação contra mais um ato de violência policial nos Estados Unidos, os tiros dados pelas costas no negro Jacob Blake.

Os atletas do Milwaukee Bucks deram forma ao protesto recusando-se a entrar em quadra para enfrentar o Orlando Magic, no que seria o primeiro dos três jogos do dia. O elenco do Magic chegou a se dirigir ao ginásio para realizar seu aquecimento, mas deixou o local quando ficou claro que o adversário não apareceria.

Na sequência, representantes das outras equipes que atuariam na rodada decidiram aderir ao boicote. Assim, a NBA anunciou o adiamento de Oklahoma City Thunder x Houston Rockets e Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers. Uma reunião entre dirigentes e jogadores marcada para a noite de quarta definirá os próximos passos que serão tomados.

Disputada em uma “bolha” montada para isolar a NBA dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a liga norte-americana de basquete foi retomada no mês passado, em meio a protestos ligados à questão racial em todo o país. A associação dos atletas só topou o retorno com a condição de que haveria espaço para essa questão.

As quadras onde estão sendo disputados os jogos estão pintadas com a frase “vidas negras importam”. Essa também é uma das mensagens colocadas nas camisas, no local onde geralmente fica o nome dos atletas. Ficou a critério deles manter a inscrição habitual ou usar o espaço para textos como “igualdade”, “paz” e “reforma educacional”.

Apesar disso, vários jogadores se manifestaram contrários à retomada, justamente por entender que a volta do basquete a uma situação competitiva e a opção de entretenimento oferecida pela NBA desviariam a atenção da luta racial. Quando se deu o caso Jacob Blake, nesta semana, alguns entenderam que continuar jogando tinha perdido o sentido.

“Nós nem deveríamos ter vindo a esta droga de lugar, para ser honesto. Ter vindo para cá tirou o foco de quais são as questões”, disse o armador George Hill, 34, dos Bucks, na última segunda (24), revoltado ao descobrir que Blake, 29, havia levado sete tiros nas costas na cidade de Kenosha, no Wisconsin, onde também fica Milwaukee.

“Eu sei que as pessoas se cansam de me ouvir dizer isso, mas nós estamos com medo como negros nos Estados Unidos. Homens negros, mulheres negras, crianças negras, estamos aterrorizados”, disse LeBron James, 35, astro dos Lakers, que adotou uma mensagem agressiva no Twitter, com palavrões e letras garrafais: “F…-se isso. Exigimos mudança”.

O técnico Doc Rivers, 58, também passou uma mensagem carregada de emoção após a vitória de seu Los Angeles Clippers sobre o Dallas Mavericks, na última terça (25). “Somos nós os que estão sendo mortos. Levamos tiros, e tudo o que você faz é continuar falando sobre medo. É incrível para mim que continuemos amando este país e este país não nos ame de volta”, afirmou.

 

 

Leia Também:

Jacob Blake é várias vezes baleado por policiais, e cidade de Kenosha, nos EUA, tem protestos

EUA: duas pessoas morrem baleadas em protestos contra agressão policial a Jacob Blake

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...
-+=