Banda de kuduro é uma das principais atrações do festival Abril Pro Rock em 2012

Apesar de ser de Portugal, o Buraka Som Sistema se tornou a principal representante internacional do ritmo africano Kuduro. O grupo, que tocará no domingo do Abril Pro Rock (dia 22), atualmente é formado por dois portugueses (J-Wow e Riot) e dois angolanos (Kalaf e Conductor) e ficou famoso na Europa ao combinar o suingue frenético do kuduro com gêneros da música eletrônica como o tecno e o drum´n´bass, além do hip hop.

Eles não são, portanto, representantes 100% originais do estilo nascido na Angola, mas foram os maiores reponsáveis por sua popularização no mundo. Seu estilo já chegou a ser classificado como “kuduro progressivo”.

O Buraka Som Sistema já se apresentou no Brasil, mas ainda não veio ao Recife. Há grandes semelhanças entre seu som e o funk carioca, mas os integrantes do grupo acham que isso é uma coincidência. São gêneros musicais bastante sensuais, cheios de suingue, com muito apelo sexual e que surgiram nas periferias de países periféricos. As fortes batidas graves e os temas das letras também possuem semelhanças.

O kuduro também é uma dança que já se diversificou bastante a ponto de não se restringir a passos ensaiados. Basicamente, os movimentos combinam elementos de break-dance com danças tradicionais africanas.

Mesmo com a maioria das letras em português, o Buraka Som Sistema se tornou um dos grupos musicais mais cosmopolitas de Portugal. É muito mais fácil, por exemplo, encontrar informações sobre a banda em inglês do que em português. Ele tocaram am alguns dos principais festivais europeus e norte-americanos e já consolidaram público em cidades como Berlim e Londres.

Além dos integrantes principais, diversos cantores e MCs (homens e mulheres) costumam acompanhá-los nos shows.

Fonte: Pernambuco

+ sobre o tema

Los pecados de Haití

  La democracia haitiana nació hace un ratito....

O futebol é a razão pela qual temos pés

O ano de 2010 marca a primeira vez em...

para lembrar

Anderson Silva revela que foi vítima de racismo na juventude

Atleta admitiu também que era levado na infância e...

Gel com retroviral reduz contágio de VIH

Por:Edgar Nascimento com agências "Pela primeira vez, os...
spot_imgspot_img

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...
-+=