Banda de kuduro é uma das principais atrações do festival Abril Pro Rock em 2012

Apesar de ser de Portugal, o Buraka Som Sistema se tornou a principal representante internacional do ritmo africano Kuduro. O grupo, que tocará no domingo do Abril Pro Rock (dia 22), atualmente é formado por dois portugueses (J-Wow e Riot) e dois angolanos (Kalaf e Conductor) e ficou famoso na Europa ao combinar o suingue frenético do kuduro com gêneros da música eletrônica como o tecno e o drum´n´bass, além do hip hop.

Eles não são, portanto, representantes 100% originais do estilo nascido na Angola, mas foram os maiores reponsáveis por sua popularização no mundo. Seu estilo já chegou a ser classificado como “kuduro progressivo”.

O Buraka Som Sistema já se apresentou no Brasil, mas ainda não veio ao Recife. Há grandes semelhanças entre seu som e o funk carioca, mas os integrantes do grupo acham que isso é uma coincidência. São gêneros musicais bastante sensuais, cheios de suingue, com muito apelo sexual e que surgiram nas periferias de países periféricos. As fortes batidas graves e os temas das letras também possuem semelhanças.

O kuduro também é uma dança que já se diversificou bastante a ponto de não se restringir a passos ensaiados. Basicamente, os movimentos combinam elementos de break-dance com danças tradicionais africanas.

Mesmo com a maioria das letras em português, o Buraka Som Sistema se tornou um dos grupos musicais mais cosmopolitas de Portugal. É muito mais fácil, por exemplo, encontrar informações sobre a banda em inglês do que em português. Ele tocaram am alguns dos principais festivais europeus e norte-americanos e já consolidaram público em cidades como Berlim e Londres.

Além dos integrantes principais, diversos cantores e MCs (homens e mulheres) costumam acompanhá-los nos shows.

Fonte: Pernambuco

+ sobre o tema

Landê Onawale: O VENTO

O VENTO disperso-me por aí feito brisa depois...

Encontro Niggaz mobiliza grafiteiros na zona sul de São Paulo

Em sua nona edição, evento realizado no entorno de...

Naná Vasconcelos faz show com jovens de projeto social

''Trabalhar com as crianças me agradou muito, pois...

para lembrar

Denzel Washington é homenageado no Globo de Ouro 2016

Tom Hanks, que contracenou com ele em 'Filadélfia', entregou...

Crianças no Candomblé – 21 Imagens e 21 Motivos

O Professor Dr. Sidnei Barreto Nogueira listou 21 “motivos” para...

Entrevista com JB Stuart Hall

Entrevista feita por Heloisa Buarque de Hollanda (professora da...
spot_imgspot_img

Milli Vanilli: novo documentário revela detalhes do escândalo com dupla que fazia playback

Durante um período muito curto, no final dos anos 80, o francês Fabrice Morvan e o alemão Rob Pilatus, membros da dupla Milli Vanilli, alcançaram...

Xenia França vence Grammy Latino 2023 por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa

A cantora baiana Xenia França venceu o Grammy Latino 2023, por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa com "Em Nome da Estrela". A...

Paulinho da Viola sobre os 80 anos: “Cheguei a essa idade sem trauma”

Paulinho da Viola pertence à geração de ouro da música popular brasileira, aquela que surgiu em meio aos festivais que se espalharam pelo país,...
-+=