Bloco afro homenageia e recebe Elza Soares em SP

Junto com a cantora, grupo de mulheres se reunirá na Praça da República no início de fevereiro

Do Diário SP Online

O Bloco Afro Ilú Obá De Min, composto apenas por mulheres, homenageará em seu Carnaval de 2016 a cantora Elza Soares. O grupo sairá da Praça da República, no próximo dia 5 de fevereiro (sexta-feira), às 21h, e passará pela Avenida São Luiz e Rua Xavier de Toledo, até chegar à Praça das Artes.

Antes disso, às 20h, a cantora eleita como a voz do milênio pela BBC de Londres fará uma participação especial no show do bloco montado na Praça da República, onde as componentes se concentram, e em seguida participará de parte do cortejo, formado por danças e cantos em Yorubá dos terreiros de Candomblé e de diversas manifestações da cultura afro-brasileira e africana. Cinco composições contando a trajetória de Elza também serão interpretadas pelas cantoras do bloco.

“Ser negra, mulher e brasileira é para mim um grande orgulho e minha maior missão. Que todas as mulheres sejam homenageadas. Somos a grande força do mundo e nosso caminhar é sagrado. Me sinto ‘pequena’ quando recebo homenagens, mas esta me faz gigante, pois é a celebração de toda mulher brasileira. Todo meu amor e axé para as mulheres do Ilú”, comenta Elza.

Ao final do cortejo, previsto para ser concluído às 23h, o Ilú esticará a festa na Praça das Artes, sob o som das DJs Evelyn Cristina, Tata Ogan e Luana Hansen.

“Nossa expectativa é que a Elza seja celebrada com todo o requinte e reverências de que ela é merecedora”, afirma Beth Beli, fundadora, mestre de bateria e diretora do bloco.

As mais de 300 integrantes de grupo estão ensaiando desde setembro do ano passado, aos sábados e domingos, para representar nas ruas de São Paulo as lutas da mulher – sobretudo a negra – e celebrar as conquistas obtidas ao longo do ano, por meio dos inúmeros projetos socioculturais do Ilú.

“O cortejo é uma grande ópera de rua popular comandada pela força dos tambores, proliferando a cultura das nossas antigas tradições africanas. O bloco traz as mulheres como linha de frente e da retaguarda, com o intuito de ter a participação ativa da mulher na sociedade, empoderando-a através da educação, cultura e arte negra”, afirma Mafalda Pequenino, coordenadora e diretora artística dos Pernaltas do Orun, abre-alas do bloco.

O Ilú/ Fundado em 2004 pela percussionista, atriz e arte-educadora Beth Beli, o Ilú Obá De Min (cujo significado é “mãos femininas que tocam tambor para Xangô”) é um grupo cultural composto apenas por mulheres que incentiva a educação, cultura e arte negra, promovendo cursos e oficinas em sua sede, na Alameda Eduardo Prado, 342, no centro de São Paulo.

Serviço

Bloco Afro Ilú Obá De Min
Data: 5 de fevereiro (Sexta-Feira)
Concentração: 19h, na Praça da República
Show com participações especial de Elza Soares: 20h, na Praça da República
Saída do bloco: 21h
Chegada e festejo do bloco: 23h, na Praça das Artes

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Morre no Rio o sambista Almir Guineto, fundador do Fundo de Quintal, aos 70 anos

Morreu nesta sexta-feira o sambista Almir Guineto, aos 70...

“Have Mercy”: Chlöe Bailey tem som mais urban em seu primeiro single solo oficial

Chlöe Bailey pode até não estar ao lado de sua...

Alcione

Alcione Nazareth (São Luís, 21 de novembro de 1947) é...

Ninguém diz a Angélique Kidjo quem ela deve ser

GONÇALO FROTA É a última grande diva da música africana...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=