Bombeira negra de Boynton Beach processa cidade após ser retratada como branca em mural

Enviado por / FonteAcheiUSA

Latosha Clemons ocupa a função há 25 anos e tornou-se a primeira bombeira negra da cidade; ex-secretária de artes de Boynton Beach disse que foi “pressionada” a fazer a mudança

Latosha Clemons, de 48 anos, ingressou na carreira de bombeira da cidade de Boynton Beach, FL, há mais de 25 anos e tornou-se a primeira mulher negra a ocupar a função.

Mais tarde, ela foi nomeada subchefe da corporação e a cidade encomendou um mural destinado a homenageá-la, bem como a outros bombeiros e equipes de resgate pelos serviços prestados à comunidade. 

O mural foi finalizado em junho deste ano e removido um dia após sua inauguração à pedido da própria Clemons. Segundo ela, sua imagem foi substituída por um rosto branco e agora ela está processando a prefeitura da cidade.

“Eu estava tipo,‘ Uau, por que isso aconteceu?’”, Disse Clemons em uma entrevista coletiva. “Eu fiquei desapontada e então fiquei indignada”, acrescentou. O ex-chefe dos bombeiros de Boynton Beach, Glenn Joseph, que também é negro, foi igualmente retratado como branco. Entretanto, não há informações se ele estaria processando o município.

A ex-secretária de artes, Debby Coles-Dobay, disse aos repórteres que foi “pressionada” a fazer a mudança, mas não esclareceu por quem. 

O processo apresentado ao Florida Circuit Court in Palm Beach County afirma que a “representação da bombeira como branca distorce completamente tudo o que ela, como primeira bombeira negra da cidade, representa, além de ter causado danos emocionais e ter desrespeitado a grande população negra de Boynton”.

A prefeita Lori LaVerriere marcou uma sessão extraordinária com alguns secretários municipais para discutir o processo nesta quinta-feira (14).  Os advogados de Latosha Clemons pediram uma indenização de $100,000 para sua cliente.

+ sobre o tema

Democracia sem racismo e o monopólio do financiamento de candidaturas brancas

Enfrentar o racismo sistêmico brasileiro não é tarefa fácil....

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Professora presta depoimento sobre aluna xingada de ‘preta horrorosa’

Mãe da criança e a diretora da escola também...

Racismo é engraçado? Histórias, Piadas e Humoristas

Racismo é engraçado? por: Rogério Santos Estava navegando pela internet...

para lembrar

Dirigente é denunciado à polícia por ofensas racistas no hóquei sueco

Diretor do Lulea teria chamado jogador adversário de 'negro...

Renato Freitas: um vereador entre o racismo e o fundamentalismo religioso

Renato Freitas (PT) é um dos apenas três vereadores...

Justiça de SP condena homem por racismo no Orkut

Ele teve pena de reclusão transformada em prestação de...

Uma resposta à Fernanda Torres

Fernanda, preciso te contar uma coisa: estamos em 2016...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=