Bombeira negra de Boynton Beach processa cidade após ser retratada como branca em mural

Enviado por / FonteAcheiUSA

Latosha Clemons ocupa a função há 25 anos e tornou-se a primeira bombeira negra da cidade; ex-secretária de artes de Boynton Beach disse que foi “pressionada” a fazer a mudança

Latosha Clemons, de 48 anos, ingressou na carreira de bombeira da cidade de Boynton Beach, FL, há mais de 25 anos e tornou-se a primeira mulher negra a ocupar a função.

Mais tarde, ela foi nomeada subchefe da corporação e a cidade encomendou um mural destinado a homenageá-la, bem como a outros bombeiros e equipes de resgate pelos serviços prestados à comunidade. 

O mural foi finalizado em junho deste ano e removido um dia após sua inauguração à pedido da própria Clemons. Segundo ela, sua imagem foi substituída por um rosto branco e agora ela está processando a prefeitura da cidade.

“Eu estava tipo,‘ Uau, por que isso aconteceu?’”, Disse Clemons em uma entrevista coletiva. “Eu fiquei desapontada e então fiquei indignada”, acrescentou. O ex-chefe dos bombeiros de Boynton Beach, Glenn Joseph, que também é negro, foi igualmente retratado como branco. Entretanto, não há informações se ele estaria processando o município.

A ex-secretária de artes, Debby Coles-Dobay, disse aos repórteres que foi “pressionada” a fazer a mudança, mas não esclareceu por quem. 

O processo apresentado ao Florida Circuit Court in Palm Beach County afirma que a “representação da bombeira como branca distorce completamente tudo o que ela, como primeira bombeira negra da cidade, representa, além de ter causado danos emocionais e ter desrespeitado a grande população negra de Boynton”.

A prefeita Lori LaVerriere marcou uma sessão extraordinária com alguns secretários municipais para discutir o processo nesta quinta-feira (14).  Os advogados de Latosha Clemons pediram uma indenização de $100,000 para sua cliente.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=