Bombeira negra de Boynton Beach processa cidade após ser retratada como branca em mural

Enviado por / FonteAcheiUSA

Latosha Clemons ocupa a função há 25 anos e tornou-se a primeira bombeira negra da cidade; ex-secretária de artes de Boynton Beach disse que foi “pressionada” a fazer a mudança

Latosha Clemons, de 48 anos, ingressou na carreira de bombeira da cidade de Boynton Beach, FL, há mais de 25 anos e tornou-se a primeira mulher negra a ocupar a função.

Mais tarde, ela foi nomeada subchefe da corporação e a cidade encomendou um mural destinado a homenageá-la, bem como a outros bombeiros e equipes de resgate pelos serviços prestados à comunidade. 

O mural foi finalizado em junho deste ano e removido um dia após sua inauguração à pedido da própria Clemons. Segundo ela, sua imagem foi substituída por um rosto branco e agora ela está processando a prefeitura da cidade.

“Eu estava tipo,‘ Uau, por que isso aconteceu?’”, Disse Clemons em uma entrevista coletiva. “Eu fiquei desapontada e então fiquei indignada”, acrescentou. O ex-chefe dos bombeiros de Boynton Beach, Glenn Joseph, que também é negro, foi igualmente retratado como branco. Entretanto, não há informações se ele estaria processando o município.

A ex-secretária de artes, Debby Coles-Dobay, disse aos repórteres que foi “pressionada” a fazer a mudança, mas não esclareceu por quem. 

O processo apresentado ao Florida Circuit Court in Palm Beach County afirma que a “representação da bombeira como branca distorce completamente tudo o que ela, como primeira bombeira negra da cidade, representa, além de ter causado danos emocionais e ter desrespeitado a grande população negra de Boynton”.

A prefeita Lori LaVerriere marcou uma sessão extraordinária com alguns secretários municipais para discutir o processo nesta quinta-feira (14).  Os advogados de Latosha Clemons pediram uma indenização de $100,000 para sua cliente.

+ sobre o tema

Partidos descumprem regra de repasse de verba eleitoral para negros e mulheres

A distribuição feita pelos partidos da verba pública de...

Grupo racista dá 48 horas para deputadas negras deixarem Portugal

A onda de assédio a lideranças que atuam contra...

A violência policial e os suspeitos do costume

Conselho da Europa coloca Portugal no topo de países...

para lembrar

Minha terra tem horrores’: versão de poema feita por alunos do Rio causa comoção nas redes sociais

'Canção do exílio', escrita há 170 anos por Gonçalves...

Escolas ainda confundem racismo com bullying

– Levanta a mão quem aqui já sofreu racismo. –...

Por ser negro, sobrevivente da chacina de Campinas é confundido com o assassino e sofre racismo nas redes

O advogado Adilson Borges, que representa Admilson Veríssimo de...
spot_imgspot_img

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...
-+=