A bronca que Machado tinha de Eça

A bronca que Machado tinha de Eça. Numa crítica e numa dedicatória o romancista brasileiro mostrou o que pensava do rival português.

MACHADO E EÇA.  Os dois maiores romancistas da língua portuguesa, com uma certa folga. Dom Casmurro e Os Maias estão na lista curta dos maiores romances da literatura mundial.

Foram contemporâneos. Machado tinha bronca de Eça. Ela se mostra em dois momentos absolutamente machadianos. O primeiro é uma crítica que Machado escreve de Primo Basílio, um dos clássicos  de Eça de Queiros. Nele Luiza, infeliz no casamento, é seduzida pelo Conde Vronsky luso, o seu primo Basílio do título. Depois, é chantageada selvagemente pela empregada. A única lição que se extrai do romance, segundo Machado, é que a “boa vontade dos fâmulos” é fundamental para a paz no adultério.

Fâmulos, como todos sabemos, são empregados.

A segunda bala de Machado de Assis aparece na dedicatória a Eça de um livro seu. É a dedicatória mais curta, e mais reveladora, da história: “De Machado de Assis para Eça de Queiroz.”

A jovens jornalistas sempre recomendei que lessem ambos, pedagogicamente, com anotações, para que aprimorassem sua redação.

Só escreve bem quem lê bem.

+ sobre o tema

Dreads na cabeça

Eles são sinônimos de luta, imponência e respeito, porém,...

De lixeiro a médico: brasiliense vence pobreza e se forma em medicina

Cícero Batista Pereira venceu a fome para se formar...

Geografia: Além do professor – Milton Santos

Esta sala é para mim um presente. Tentarei colocar-me...

para lembrar

O Vodu e a Resistência Negra no Haiti

Jaqueline Lima Santos* Resumo No dia 12 de...

“A minha escrita é negra, mas gosto de contos de fadas”

Roxane Gay pertence à geração de escritores que está...

Heloisa Pires Lima – Tintim e a reportagem do racismo

por Heloisa Pires Lima para o Portal Geledés Tintim está na...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...
-+=