quarta-feira, outubro 5, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraCasa da Cultura recebe exposição em homenagem ao Dia da Mulher Negra

Casa da Cultura recebe exposição em homenagem ao Dia da Mulher Negra

Exposição e debate tratam sobre o feminismo negro no Brasil

 Do Portal AZ

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra, celebrado no dia 25 de julho, a Casa da Cultura recebe a exposição “Lélia Gonzalez – o feminismo negro no Palco da História”, de autoria de Antônia Ceva, além da roda de conversa “Empoderamento e Resistência”. A exposição está aberta ao público, de 8h às 18h, e fica disponível para visitação até o dia 25, no Centro de Teresina.

Lélia Gonzalez foi historiadora, filósofa, geógrafa e professora acadêmica. Tornou-se pioneira do feminismo negro no Brasil e uma das primeiras mulheres a denunciar o racismo e o sexismo como uma estrutura de inferiorização das mulheres negras na sociedade. A exposição conta essa história de luta através de imagens, textos e frases de Lélia Gonzalez.

Foto: Acervo JG/Foto Januário Garcia

“A Casa da Cultura abre as portas para contar a história de Lélia Gonzales e dar espaço para debates, reflexões sobre a realidade da mulher negra na sociedade e questões de reafirmação do poder feminino”, comentou Josy Brito, diretora da Casa da Cultura.

A roda de conversa sobre empoderamento e resistência acontece na sexta-feira, às 15h. A roda faz parte da programação “Julho das Pretas”, uma agenda de intervenção do Movimento de Mulheres Negras do Nordeste, que terá atividades no Clube dos Diários e na UESPI – Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, durante o mês de julho.

Programação Casa da Cultura

18 a 25 de julho – “Lélia Gonzalez – o feminismo negro no Palco da História”

22 de julho – Roda de conversa : “ Empoderamento e Resistência” – 15h

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench