Cidinha da Silva em dose dupla na Casa das Pretas (RJ)

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

LANÇAMENTO DO 20º LIVRO

Cidinha da Silva volta presencialmente à Casa das Pretas, no Rio de Janeiro, em dois momentos. Na sexta, dia 03 de fevereiro, a partir das 18:30, tem lançamento de seu 20º livro, TECNOLOGIAS ANCESTRAIS DE PRODUÇÃO DE INFINITOS (Martelo). Na coletânea de crônicas inéditas organizadas em três partes: “Carcará”, “João-de-Barro” e “Bem-Te-Vi”, o lirismo e a fúria de Cidinha são aplicadas novamente ao leitor, às vezes em doses homeopáticas, outras em quantidades cavalares. 

O trabalho da editora Martelo é de um cuidado gráfico encantador, aliás, marca registrada desta casa editorial. A arte do livro foi desenvolvida a partir de elementos da obra “Orelha-mar, ouça a calunga grande”, da artista goiana Òkun. O miolo do livro, em tons de marrom, inclusive na linha que o costura, dialoga com a cerâmica utilizada na peça. A coordenação editorial é do competente e criterioso Miguel Jubé.

MINICURSO VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL

No dia seguinte, sábado, das 14:00 às 17:00, Cidinha da Silva desenvolve a 8ª edição do minicurso VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL. As sete edições anteriores ocorreram online, durante a pandemia. Esta será a primeira edição presencial.

Este minicurso prático reflete sobre a experiência e as prospecções dos cursistas no mercado editorial. Destina-se a pessoas que escrevem, querem publicar e não desejam ficar com os livros encalhados; pessoas que escrevem, já publicaram, mas estão estagnadas no mundo literário; pessoas que têm um monte de livros estocados em casa e não sabem o que fazer com eles; pessoas que se interessam por literatura e ferramentas de circulação de livros (leitura, clubes e coletivos, acervos de bibliotecas e livrarias, fortuna crítica, venda); pessoas interessadas em entender o funcionamento do mercado editorial a partir da experiência de uma autora negra reconhecida e premiada, com 20 livros publicados e mais de 300.000 cópias destas obras em circulação.

SOBRE CIDINHA DA SILVA

Cidinha da Silva (MG) tem 17 anos de carreira literária e 20 livros publicados, entre eles, os premiados, Um Exu em Nova York (Biblioteca Nacional, 2019) e O mar de Manu (APCA 2021, melhor livro infantil e acervo PNLD 2023). Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras (2003) e Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (2014). Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal. Recentemente integrou o júri de importantes premiações literárias, tais como: Jabuti (crônica) e Prêmio Sesc (romance) em 2020; Prêmio Cidade de Belo Horizonte (dramaturgia), Barco a vapor (infantil) e Prêmio São Paulo (romance) em 2022, entre outros. Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É doutora em Difusão do Conhecimento. Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos (crônicas, Martelo, 2022). 

GRATUIDADE E LOTAÇÃO DO ESPAÇO

O minicurso é um gentil oferecimento da CASA DAS PRETAS para as pessoas interessadas, contudo, sua participação está sujeita ao preenchimento deste formulário https://docs.google.com/forms/d/1Br5W1ZVW2thy6vUuTGMXlkibZWARKKgOFw5p1plb4_o/edit?ts=63cc02e7 e à lotação do espaço. Portanto, se quiser mesmo participar, responda as questões abaixo, chegue cedo e confira seu nome na lista para ter a entrada liberada.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro TECNOLOGIAS ANCESTRAIS DE PRODUÇÃO DE INFINITOS

QUANDO: 03 de fevereiro de 2023

HORÁRIO: a partir das 18:30

ONDE: Casa das Pretas 

ENDEREÇO: Rua dos Inválidos, 122 (Lapa, Rio de Janeiro)

QUANTO: Grátis!

SERVIÇO

O QUE: Minicurso VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL (8ª edição)

QUANDO: 04 de fevereiro de 2023

HORÁRIO: 14:00 às 17:00 (sujeito à lotação, chegue cedo)

ONDE: Casa das Pretas 

ENDEREÇO: Rua dos Inválidos, 122 (Lapa, Rio de Janeiro)

QUANTO: Grátis!

+ sobre o tema

IMS Paulista inaugura retrospectiva do fotógrafo Walter Firmo

A partir de 30 de abril (sábado), a sede de...

Seedorf: ‘Racismo é falta de educação e cultura’

Ao LANCENET!, meia abordou problemas que afetam o mundo...

Rafaela Silva é a 1ª brasileira na semifinal do judô da Rio-2016

Traumas servem para que você supere seus medos. Não...

para lembrar

Viola Davis é homenageada com prêmio feminista no ‘Critics’ Choice Awards’

Na madrugada de domingo (11) para segunda (12) foi...

Carolina de Jesus, Maria Tereza

      Por Allan da Rosa, Em 2008 fizemos um programa de...

Elicarlos se diz preparado para insultos racistas na Argentina

Fonte: Terra Notícias - Depois de ter acusado...

Carta aberta de Mia Couto ao Presidente da África do Sul sobre o genocídio de moçambicanos naquele país

Carta aberta do Presidente da “Fundação Fernando Leite Couto”, Mia Couto Contra...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=