Cidinha da Silva em dose dupla na Casa das Pretas (RJ)

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

LANÇAMENTO DO 20º LIVRO

Cidinha da Silva volta presencialmente à Casa das Pretas, no Rio de Janeiro, em dois momentos. Na sexta, dia 03 de fevereiro, a partir das 18:30, tem lançamento de seu 20º livro, TECNOLOGIAS ANCESTRAIS DE PRODUÇÃO DE INFINITOS (Martelo). Na coletânea de crônicas inéditas organizadas em três partes: “Carcará”, “João-de-Barro” e “Bem-Te-Vi”, o lirismo e a fúria de Cidinha são aplicadas novamente ao leitor, às vezes em doses homeopáticas, outras em quantidades cavalares. 

O trabalho da editora Martelo é de um cuidado gráfico encantador, aliás, marca registrada desta casa editorial. A arte do livro foi desenvolvida a partir de elementos da obra “Orelha-mar, ouça a calunga grande”, da artista goiana Òkun. O miolo do livro, em tons de marrom, inclusive na linha que o costura, dialoga com a cerâmica utilizada na peça. A coordenação editorial é do competente e criterioso Miguel Jubé.

MINICURSO VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL

No dia seguinte, sábado, das 14:00 às 17:00, Cidinha da Silva desenvolve a 8ª edição do minicurso VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL. As sete edições anteriores ocorreram online, durante a pandemia. Esta será a primeira edição presencial.

Este minicurso prático reflete sobre a experiência e as prospecções dos cursistas no mercado editorial. Destina-se a pessoas que escrevem, querem publicar e não desejam ficar com os livros encalhados; pessoas que escrevem, já publicaram, mas estão estagnadas no mundo literário; pessoas que têm um monte de livros estocados em casa e não sabem o que fazer com eles; pessoas que se interessam por literatura e ferramentas de circulação de livros (leitura, clubes e coletivos, acervos de bibliotecas e livrarias, fortuna crítica, venda); pessoas interessadas em entender o funcionamento do mercado editorial a partir da experiência de uma autora negra reconhecida e premiada, com 20 livros publicados e mais de 300.000 cópias destas obras em circulação.

SOBRE CIDINHA DA SILVA

Cidinha da Silva (MG) tem 17 anos de carreira literária e 20 livros publicados, entre eles, os premiados, Um Exu em Nova York (Biblioteca Nacional, 2019) e O mar de Manu (APCA 2021, melhor livro infantil e acervo PNLD 2023). Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras (2003) e Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (2014). Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal. Recentemente integrou o júri de importantes premiações literárias, tais como: Jabuti (crônica) e Prêmio Sesc (romance) em 2020; Prêmio Cidade de Belo Horizonte (dramaturgia), Barco a vapor (infantil) e Prêmio São Paulo (romance) em 2022, entre outros. Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É doutora em Difusão do Conhecimento. Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos (crônicas, Martelo, 2022). 

GRATUIDADE E LOTAÇÃO DO ESPAÇO

O minicurso é um gentil oferecimento da CASA DAS PRETAS para as pessoas interessadas, contudo, sua participação está sujeita ao preenchimento deste formulário https://docs.google.com/forms/d/1Br5W1ZVW2thy6vUuTGMXlkibZWARKKgOFw5p1plb4_o/edit?ts=63cc02e7 e à lotação do espaço. Portanto, se quiser mesmo participar, responda as questões abaixo, chegue cedo e confira seu nome na lista para ter a entrada liberada.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro TECNOLOGIAS ANCESTRAIS DE PRODUÇÃO DE INFINITOS

QUANDO: 03 de fevereiro de 2023

HORÁRIO: a partir das 18:30

ONDE: Casa das Pretas 

ENDEREÇO: Rua dos Inválidos, 122 (Lapa, Rio de Janeiro)

QUANTO: Grátis!

SERVIÇO

O QUE: Minicurso VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL (8ª edição)

QUANDO: 04 de fevereiro de 2023

HORÁRIO: 14:00 às 17:00 (sujeito à lotação, chegue cedo)

ONDE: Casa das Pretas 

ENDEREÇO: Rua dos Inválidos, 122 (Lapa, Rio de Janeiro)

QUANTO: Grátis!

+ sobre o tema

Chris Brown começa turnê no Brasil nesta quarta-feira

O rapper Chris Brown inicia nesta quarta-feira (19) sua...

Morte salvou Michael Jackson da falência

As finanças de Michael Jackson reviveram após a sua...

Modelo afirma ter recebido diamantes de Charles Taylor

Modelo afirma ter recebido diamantes de Charles Taylor. A modelo...

“5 x Favela – Agora Por Nós Mesmos” é arte engajada sem ser política

Um filme passado em favela no qual aguarda-se uma...

para lembrar

FLUP 2020: da periferia carioca para o mundo

Tradicional por reunir poetas, escritores, pensadores e comunidade em...

Por um feminismo para os 99%

A partir de segunda-feira próxima (08/03) até o dia...

Literatura de Conceição Evaristo resgata a ancestralidade negro-brasileira

Conceição Evaristoé uma das maiores personalidades da literatura contemporânea feminina...
spot_imgspot_img

Histórias de uma santa negra no Brasil que é digna de filme

Santa, embusteira ou demente? São três perguntas para uma personagem tão grande e complexa de nossa história. E, certamente, ainda não sabemos como respondê-las....

Conceição Evaristo, a intelectual do ano

Quando Conceição Evaristo me vem à memória fico feliz, não importa a situação. Aliás, justamente em horas em que estou estressada a visita dessa...

Conceição Evaristo vence Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano

Pela primeira vez, o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira dos Escritores, vai para uma mulher negra. Em sua...
-+=