Circuito Cinegrada 2017– Protagonismo negro no cinema

Do dia 01 ao dia 30 de novembro de 2017, acontecerá a terceira edição do CIRCUITO CINEGRADA. A mostra exibe filmes realizados por cineastas negrxs e passará por 15 bairros da periferia do Rio de Janeiro, com a intenção de discutir o racismo através do cinema e estimular a circulação de filmes realizados por cineastas negros e negras, dentro das periferias e favelas da cidade.

Nesta edição o circuito tem como novidade a Colômbia, como país convidado. O circuito, que este ano tem patrocínio da Rio Filmes, começará no dia 01 de novembro na comunidade do Fumacê, em Realengo.

A festa de abertura contará com o lançamento do filme longa-metragem do Coletivo CRUA, Quilombo da Caçandoca – uma raiz viva, após o filme, haverá uma conversa com os representantes da comunidade do Quilombo de Caçandoca, localizado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A mostra continua por todo o mês de novembro.

No Méier, dia 26/11, o convidado especial será o grupo Jongueiro do Afrolaje, após a exibição o debate será com a Mestra Cristina do Jongo Eledá, de Barra do Piraí e com o Mestre Geraldo, do Jongo de Volta Redonda.

No Complexo do Alemão, dia 25/11, a discussão será em torno do encarceramento negro, com o coletivo Ocupa Alemão e os diretores do Filme Doce Sonhos, Macário Silva e Arthur Pereira.

Teremos ainda três sessões infantis, no Morro do Sossego (Senador Camará), Jacarezinho e Irajá, nos dias 9, 10 e 12/11, respectivamente.

O Circuito Cinegrada estará presente também nas universidades UERJ e IFRJ, com os coletivos negros que constroem seus espaços nestas universidades. Teremos exibição, também, em Pedra de Mangaratiba, Cosmos, Ilha do Governador, Anchieta, Quintino, Vila Isabel e em Nilópolis e Duque de Caxias na Baixada Fluminense.

Com a parceria com o Festival Internacional Cine Afro – Fica Kunta Kinte, que acontece em Medellín na Colômbia, o circuito contará com a exibição de 4 filmes afrocolombianos. A intenção é ampliar a discussão sobre a questão negra para toda a América Latina. Foram selecionados 24 filmes, 21 nacionais e 3 da Colômbia.

O público da periferia carioca, poderá assistir a filmes como Chico, dos Irmãos Carvalho, ganhador de 3 prêmios, (direção, som e prêmio Canal Brasil) no Festival de Brasília, a programação conta com filmes musicais como o documentário da Tia Ciata, de Mariana Campos e Minas do Rap, de Juliana Vicente, para a criançada vai rolar a animação Nana e Nilo, de Sandro Lopes, e a Piscina de Caíque, de Raphael Gustavo.

CRUA – Coletivo Criativo de Rua Somos um coletivo de artes integradas que tem como objetivo atuar em periferias e locais marginalizados pela sociedade, proporcionando intervenções culturais que aproveitem o potencial de cada localidade.

Acreditamos que a cultura popular de cada comunidade é de fundamental importância para o contexto de nossa cidade.

Por isso, o nosso objetivo é integrar, explorar e divulgar a cultura local. Trabalhando colaborativamente com os atores locais para proporcionar uma troca de saberes, afeto e valorização das identidades periféricas.

——- Para mais informações e a programação completa:
Fanpage do CRUA https://www.facebook.com/coletivocrua
Fanpage do circuito – https://www.facebook.com/circuitocinegrada/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...