Guest Post »

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza nesta manhã audiência pública para discutir a violência contra jovens negros

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que propôs a audiência, ressalta que dados apresentados pela comissão – referentes ao Mapa da Violência de 2011 – comprovam que são vítimas de homicídio sobretudo os jovens das classes D e E, e, especialmente, negros.

“O movimento negro vem defendendo que se faça um debate. A pirâmide demográfica brasileira já se assemelha à de países que passaram por guerras, na diminuição em determinadas camadas sociais do número de jovens negros do sexo masculino. Precisamos refletir sobre essa questão”, justifica Molon.

Foram chamados para o debate o secretário-executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Mário Lisboa Theodoro; o assessor da Secretaria Nacional de Segurança Pública Guilherme Zambarda; a socióloga Helena Abramo, representante da Secretaria Nacional de Juventude; e o idealizador e coordenador-geral do projeto Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, Frei Davi.

A audiência ocorrerá às 10 horas, no Plenário 8.

Veja o Mapa da Violência 2011

Mapa da Violência 2011: Morrem 67,1% mais negros do que brancos

 

VIOLÊNCIA RACIAL: Uma leitura sobre os dados de homicídios no Brasil

 

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Related posts