Conheça as inspirações por trás do Rei Leão – O Musical

O MUSICAL INSPIRADO NO DESENHO DA DISNEY É UMA GRANDE HOMENAGEM À ARTE E CULTURA AFRICANA

O Rei Leão – O Musical usa diferentes recursos para reproduzir nos palcos – e da melhor forma possível – a animação da Disney. Dentre as técnicas utilizadas estão o Bunraku, uma tradicional técnica de manipulação de bonecos japonesas, até o design de figurinos inspirado nos hábitos africanos do século XVII. O resultado, claro, é um espetáculo aclamado pelo público e crítica.

Em 2012, O Rei Leão ultrapassou o Fantasma da Ópera e se tornou o musical mais lucrativo da história da Broadway. Desde sua estreia, em 1997, a peça arrecadou mais de 850 milhões de dólares em Nova York e 5 bilhões de dólares ao redor do mundo – mais do que todos os seis filmes da franquia Star Wars reunidos, por exemplo.

A responsável por dar magia à produção é Julie Taymor, diretora e designer de bonecos e figurinos do espetáculo. Mais do que uma adaptação de desenhos da Disney, a produção é uma grande homenagem à arte e cultura africana.

Música

lionking

O compositor sul-africano Lebo M. foi o responsável pela adaptação da trilha sonora. Junto à orquestra, foram incorporados instrumentos de percussão típicos dos ritmos africanos, como as congas, o caxixi, o shekere, entre outros.

Outras inspirações africanas podem ser encontradas nas cenas do personagem Rafiki, que abre o espetáculo com uma canção interpretada em Swahili, uma língua africana – além dessa, outras cinco línguas africanas são usadas nas músicas: Zulu, Sotho, Tswana, Congolese e Xhosa.

Maquiagem

maquiagem

Todas as pinturas dos rostos dos personagens de O Rei Leão – O Musical são inspiradas nas pinturas típicas de tribos africanas. As maquiagens do Rei Mufasa e Simba, por exemplo, foram inspiradas nas pinturas de rosto dos guerreiros Maasai. Já o make de Nala remete à tribo de Wodabe, do centro-oeste da África.

Máscaras

mascaras

A criação das máscaras dos atores que interpretam leões é outro grande recurso estético do espetáculo. Para a confecção dos objetos, os criadores isolaram a essência de cada personagem e a tornaram o tema principal da máscara. No caso de Mufasa, por exemplo, a essência é a simetria, já que ele é um personagem justo e íntegro. Diante disso, sua máscara, que contém diversos círculos, remete ao deus sol, ao centro do universo e ao ciclo da vida.

Cenário

stampede

Os cenários foram inspirados em paisagens da África. As imagens de fundo foram desenhadas com a estética dos símbolos geométricos africanos (o mesmo desenho repetido várias vezes). Já para dar vida à cena do estouro da manada, momento em que o pai de Simba morre, elementos do teatro do século XVIII foram as grandes inspirações.

Figurino

dscn9089

Todas as estampas dos figurinos foram inspiradas em texturas ou trajes típicos de tribos africanas. As peças de roupa, por exemplo, transitam por vários mundos, com inspirações na Inglaterra Vitoriana, caso do figurino do personagem Zazu, ou de roupas tradicionais da Indonésia, presentes no figurino de Mufasa.

A qualidade do figurino foi reconhecida mundialmente e, devido a esse feito, peças e desenhos da produção estão expostos em dois grandes museus: o Smithsoniano, de Nova York, e o Victoria and Albert Museum, de Londres.

 

 

Fonte: Guia da Semana 

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

A MULHER NEGRA PÓS-ABOLICIONISTA NORTE AMERICANA

A escritora Chloe Anthony Wofford, mais conhecida como...

Rihanna participa de show de Eminem

Rihanna fez uma participação surpresa no show de...

Emicida recebe Flora Matos em São Paulo

O rapper Emicida, um dos nomes mais efervescentes...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...
-+=