De quarentena em casa? Videoteca da UFPR permite conhecer intelectuais negros e temáticas raciais

Divulgação/Sipad

Conhecer as temáticas étnico-racionais do Brasil está no alcance das mãos com a videoteca virtual indicada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação com dez vídeos foi elaborada para ajudar em uma campanha da superintendência em defesa da quarentena durante a pandemia do novo coronavírus.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Imagem: Divulgação/Sipad

A lista pode ser acessada neste link.

A programação conta com entrevistas de personalidades negras ao programa Persona, da UFPR TV, entre as quais estão intelectuais da área de educação, como Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, e Nilma Lino Gomes; e escritores, como Oswaldo de Camargo.

Pesquisa

Também foram selecionados edições do programa Em Tese, no qual são entrevistados pesquisadores. São abordados temas como educação infantil, literatura infanto-juvenil e interseccionalidade com questões de gênero.

Há ainda vídeos feitos em rodas de conversa e encontros acadêmicos. Um exemplo é a entrevista com o pesquisador Luis Thiago Freire Dantas, autor de tese defendida na UFPR sobre Filosofia Africana e pensamento decolonial.

Acesse a notícia no site da Sipad aqui

Conheça o Neab-UFPR neste link

-+=
Sair da versão mobile