DEM abre processo de expulsão de Demóstenes

Por: Marina Marquez

Reunida em Brasília, cúpula do partido decidiu afastar senador envolvido em denúncias


O Democratas vai abrir nesta terça-feira (3) um processo disciplinar para expulsar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) do partido por quebra de decoro e desvio de conduta ética.

O partido decidiu depois de reunião na casa do presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN). Estavam presentes o deputado ACM Neto (DEM-BA), o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o vice-governador de Goiás, José Elton.

— O partido se reuniu e o incômodo partidário é um fato que está posto, a Casa, o Senado como um todo está em xeque, mas quem mais está em xeque é a formulação programática do partido, a conduta partidária do Democratas, que não convive com a perda do padrão ético. Por essa razão é que nós estamos oficiando ao senador […] por desvio reiterado de conduta partidária estamos abrindo um processo de expulsão do senador.

De acordo com Agripino, o prazo dado ao senador para manifestar e se explicar ao partido vale até a manhã desta terça. No entanto, Demóstenes disse às lideranças do DEM que não iria se encontrar com eles pois estava reunido com os advogados e ainda não tinha uma resposta para apresentar ao partido.

Com isso, o partido abre o processo de expulsão nesta terça, quando o senador goiano será comunicado e, a partir de então, ele terá uma semana para apresentar uma defesa.

— Acabou o prazo e não foi apresentada defesa nenhuma. Como não foi apresentada defesa nenhuma nós estamos tomando uma iniciativa. Eles estiveram com ele e não houve nenhuma definição no que diz respeito a prazo, anuncio de um pronunciamento no Senado, de defesa contundente..

Agripino disse ainda que o processo é uma “formalidade”. Segundo ele, “dificilmente o partido não tomará essa posição”, se referindo à expulsão de Demóstenes.

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), disse que o partido está decepcionado com a ausência do senador e falta de explicações para as denúncias.

– Foi dado o prazo ao senador Demóstenes, se nesse prazo ele se manteve em silêncio, a responsabilidade foi dele. O clima no partido é muito ruim. O partido está perplexo com a quantidade de denúncias que apareceram envolvendo o senador Demóstenes Torres.

De acordo com o líder, o DEM não vai “passar a mão na cabeça” de quem erra, e vai agir e punir o senador caso ele não consiga se defender.

– Eu acho que já passou da hora do senador se manifestar. Esse é um desejo do Democratas, do partido dele, e também, eu entendo, que do Congresso Nacional e da sociedade brasileira.

Expulsão

Caso o senador seja expulso do partido, ele continua exercendo o mandato como um senador sem partido. Ele só perde o mandato caso o Conselho de Ética considere que houve quebra de decoro e em plenário os senadores votem pela cassação de Demóstenes.

  

Leia mais sobre Demostenes Torres:

Demóstenes Torres do DEM responsabiliza negros pela escravidão

A TEORIA NEGREIRA DO DEM SAIU DO ARMÁRIO

Repúdio ao racismo e machismo

 A mulher negra, a negação de Demóstenes e minha humilde cota no debate das Cotas.

O Movimento Negro e jornalistas repudiam o senador Demóstenes Torres e Demétrio Magnoli

O deputado do DEM, o racismo e seus equívocos conceituais

Leci Brandão rebate declaração do senador do DEM

A tesoura de Demóstenes e o Estatuto

Ministro estuda criar regra sobre cotas sem passar pelo Congresso

Estatuto Racial: Abdias – Se pudessem, colocavam o negro de novo na escravidão

Estatuto: A vontade da Casa Grande

13 de maio: da Lei Áurea à essência escravocrata da direita

Os perigos de uma crítica maniqueísta

Colunismo de aluguel

A cota do DEM

 

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

OABRJ levará absolvição dos policiais no caso João Pedro ao STF

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de...

O grande bazar de direitos

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, declarou nesta semana estar "muito...

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as...

para lembrar

Pesquisa mostra como a desigualdade de renda cresceu no Brasil

Segundo pesquisador, aumento do desalento e da informalidade se...

MUNIZ SODRÉ: “O capital não gosta de gente, o capital gosta de capital

        Muniz Sodré é jornalista,...

Cresce denúncia de violência doméstica

Fonte: O Estado de São Paulo - Hoje, a...

Barack Obama visita Berlim pela primeira vez

  Encontro com chanceler Angela Merkel deverá aprofundar relação transatlântica....

É mito pensar que todos os pobres são empreendedores, diz ganhadora do Nobel de Economia

Uma das mais respeitadas economistas do mundo quando o assunto é pobreza, a francesa Esther Duflo tem gastado muito do seu tempo falando sobre os...

Brasileiras reunidas para enfrentar a extrema direita

Muito se diz que organização de base e ocupação das ruas são os caminhos mais efetivos para enfrentar a extrema direita. Difícil é encontrar quem...

63% dos municípios do país não realizam concurso para professor há mais de 5 anos

Cerca de seis a cada dez cidades do país estão há mais de cinco anos sem realizar concurso público para contratar professores para as escolas municipais. A...
-+=