Música Popular Brasileira: Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho estreiam hoje turnê na cidade

Por: Irlam Rocha Lima

 

Os 35 anos de uma das mais férteis e vitoriosas parcerias da música popular brasileira, a de Dona Ivone Lara e de Délcio Carvalho, está sendo celebrada com o CD Bodas de coral. O projeto, selecionado entre mais de 700 inscritos no Natura Musical 2009, na categoria Fomento à Musica, gerou um álbum com 15 faixas, que terá lançamento nacional no domingo, com show na Sala Martins Penna do Teatro Nacional.

“Vou a Brasília desde a década de 1970 e sempre tive ótima acolhida. Estou radiante por iniciar pela capital a série de três apresentações para lançar esse disco comemorativo, ao lado do meu querido parceiro e amigo Délcio Carvalho”, afirma, entusiasmada, a quase nonagenária cantora e compositora carioca, considerada a grande dama do samba.

Dona Ivone, a primeira compositora de samba-enredo, autora com Silas de Oliveira de Os cinco bailes da história do Rio, para o desfile da Império Serrano, em 1965, conta como iniciou a parceria com Délcio Carvalho. “Eu o conheci em 20 de maio de 1972, numa roda de samba em Botafogo, durante a qual o Silas viria a morrer. Logo em seguida, compomos nosso primeiro samba, chamado Derradeira melodia, que abre o Bodas de coral”.

Segundo Délcio, no CD foram reunidos sambas que marcaram sua trajetória artística, lado a lado com Dona Ivone. “No repertório estão desde o nosso primeiro samba até o mais recente, O tempo passou, que compusemos há dois anos. Há, também, o registro daqueles que se tornaram consagrados. Tivemos como convidados Dudu Nobre e Wilson das Neves em Ainda baila no ar; Alcione e Mart’nália em A festa”.

Diretor do show, Mário Lago Filho explica que o roteiro será dividido em três partes. “O Délcio abre, Dona Ivone entra em seguida e no encerramento eles cantam juntos Sonho meu. Para mim, é uma suprema felicidade poder trabalhar com essas duas figuras emblemáticas da música brasileira”. Tanto Dona Ivone quanto Délcio serão acompanhados por suas respectivas bandas.

Repertório
Acreditar
Alvorecer
Amor e esperança
Candeeiro da vovó
Nem é preciso falar
Nos combates dessa vida
Sereia Guiomar
Sonho de saudade
Sorriso de criança
Vai na paz
etc

 

 

Fonte: Divirta-se

+ sobre o tema

para lembrar

Rihanna lança cápsula de final de ano da Savage X Fenty

Rihanna já entrou em clima de festa de final de...

Saber ousar, à moda antiga ou moderna, exige arte e manha

Foi com arte e manha que a negra feminista...
spot_imgspot_img

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...
-+=