Música Popular Brasileira: Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho estreiam hoje turnê na cidade

Por: Irlam Rocha Lima

 

Os 35 anos de uma das mais férteis e vitoriosas parcerias da música popular brasileira, a de Dona Ivone Lara e de Délcio Carvalho, está sendo celebrada com o CD Bodas de coral. O projeto, selecionado entre mais de 700 inscritos no Natura Musical 2009, na categoria Fomento à Musica, gerou um álbum com 15 faixas, que terá lançamento nacional no domingo, com show na Sala Martins Penna do Teatro Nacional.

“Vou a Brasília desde a década de 1970 e sempre tive ótima acolhida. Estou radiante por iniciar pela capital a série de três apresentações para lançar esse disco comemorativo, ao lado do meu querido parceiro e amigo Délcio Carvalho”, afirma, entusiasmada, a quase nonagenária cantora e compositora carioca, considerada a grande dama do samba.

Dona Ivone, a primeira compositora de samba-enredo, autora com Silas de Oliveira de Os cinco bailes da história do Rio, para o desfile da Império Serrano, em 1965, conta como iniciou a parceria com Délcio Carvalho. “Eu o conheci em 20 de maio de 1972, numa roda de samba em Botafogo, durante a qual o Silas viria a morrer. Logo em seguida, compomos nosso primeiro samba, chamado Derradeira melodia, que abre o Bodas de coral”.

Segundo Délcio, no CD foram reunidos sambas que marcaram sua trajetória artística, lado a lado com Dona Ivone. “No repertório estão desde o nosso primeiro samba até o mais recente, O tempo passou, que compusemos há dois anos. Há, também, o registro daqueles que se tornaram consagrados. Tivemos como convidados Dudu Nobre e Wilson das Neves em Ainda baila no ar; Alcione e Mart’nália em A festa”.

Diretor do show, Mário Lago Filho explica que o roteiro será dividido em três partes. “O Délcio abre, Dona Ivone entra em seguida e no encerramento eles cantam juntos Sonho meu. Para mim, é uma suprema felicidade poder trabalhar com essas duas figuras emblemáticas da música brasileira”. Tanto Dona Ivone quanto Délcio serão acompanhados por suas respectivas bandas.

Repertório
Acreditar
Alvorecer
Amor e esperança
Candeeiro da vovó
Nem é preciso falar
Nos combates dessa vida
Sereia Guiomar
Sonho de saudade
Sorriso de criança
Vai na paz
etc

 

 

Fonte: Divirta-se

+ sobre o tema

Oficina Cultural Lélia Abramo promove o Encontro Regional de Hip Hop

A programação gratuita conta com uma Oficina de B...

25 curiosidades sobre a escravidão

Dia 13 de maio se comemora a abolição da...

Fundador de ONG é um dos afrodescendentes mais influentes do mundo

Eduardo Lyra é jornalista, fundador e CEO do Instituto Gerando...

para lembrar

TERREMOTO HAITI:Carta aberta a Seppir – Moção de repúdio ao Consul do Haiti, Gerge Samuel Antoine

  A SEPPIR - Secretaria Especial  de Políticas de Promoção da...

Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant

RESUMO Os ideais mais elevados de Locke, Hume e...

Mostra ‘E eu não sou uma mulher?’ traz temas caros às mulheres negras

Em cartaz na Galeria de Arte do BDMG Cultural,...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...
-+=