Em meio à crise, o protagonismo das mulheres das favelas

O trabalho das artesãs do Projeto Mulheres em Rede vai ganhar um portal onde empreendedoras preferencialmente irão tirar dúvidas sobre como gestar melhor seus negócios e acessar informações muito importantes fundamentais para o sucesso ou a continuidade do sucesso de seus negócios.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

A parceria entre a Asplande (Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento), Fundação Getúlio Vargas(Clínica do Direito), Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM área social) e Uerj (Instituto de Matemática e Estatística) vai possibilitar isso.

Uma plataforma que vai dar um novo suporte ao trabalho com moradoras das favelas da Zona Norte(Complexo do Borel, Formiga, Salgueiro e Turano), Zona Sul(Tabajaras/Cabritos, Babilônia e Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo), além das mulheres da Zona Oeste e Baixada, integrantes da Rede Metropolitana de Mulheres empreendedoras.

O Projeto Mulheres em Rede foi mais um afetado por essa onda que varreu a Petrobras. Certamente, um daqueles que ficou entre melhores projetos apoiados, não irá mais ser financiado. Certamente, se não estivéssemos atravessando este período tão difícil, a história seria outra.

Mesmo assim, a ideia de arrebanhar parceiros e ampliar a ideia de trabalhar em rede está dando condições de se fazer essa ação tão importante para mulheres que cada vez mais vêm se vendo como empreendedoras que estão mudando a história de sua família, comunidade e ajudando o país à passar por esse momento.

São mulheres que estão virando o jogo, em meio a uma crise e mostrando a força das favelas no processo de empreender. No dia 28 de janeiro, elas se reunirão em um prédio da Praça XV, o Palong (Palácio das Ongs), hoje sob a coordenação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e aprenderão mais um importante método de divulgação dos seus empreendimentos.

A escritora Elena Martinis, especialista em empreendedorismo feminino e autora do livro “Mulher de negócios: Faça Sua Empresa  Acontecer”, e que também é mais uma grande parceira nesta proposta, falará sobre o “Método PITCH”, ou a técnica de vender seu produto ou serviço no tempo de uma viagem de elevador.

Assim, em meio a essa crise que atravessa o país e o mundo, o protagonismo das mulheres das favelas do Rio de janeiro tem contribuído para gerar postos de trabalho e fazer a economia local e supralocal avançar e crescer.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Militares gays pedem refúgio fora do país

Casal de sargentos reformados diz sofrer perseguição e temer...

África elege o seu primeiro deputado assumidamente gay

Zakhele Mbhele é ativista do movimento LGBT e, há...

O massacre em Orlando, o estupro no Rio e a individualização da violência

Orlando, madrugada de 12 de junho, 50 pessoas são...

Gordinha, não. Gorda! Conheça mulheres que estão lutando contra a gordofobia

Elas são rejeitadas no mercado de trabalho, na TV,...

para lembrar

Dicionário de Favelas Marielle Franco

O Dicionário de Favelas Marielle Franco é uma plataforma...

Alagoas: ato unificado marca o Dia Internacional da Mulher

Mais de 30 entidades que lutam pelos direitos das...

Saidiya Hartman: “A história da escravidão moldou a vida de todos nós”

O pensamento de Saidiya Hartman extrapola o mundo acadêmico....

New Hope, a cidade com a primeira prefeita transsexual do Texas

New Hope é uma pequena cidade com pouco mais de...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=