Em meio à crise, o protagonismo das mulheres das favelas

O trabalho das artesãs do Projeto Mulheres em Rede vai ganhar um portal onde empreendedoras preferencialmente irão tirar dúvidas sobre como gestar melhor seus negócios e acessar informações muito importantes fundamentais para o sucesso ou a continuidade do sucesso de seus negócios.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

A parceria entre a Asplande (Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento), Fundação Getúlio Vargas(Clínica do Direito), Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM área social) e Uerj (Instituto de Matemática e Estatística) vai possibilitar isso.

Uma plataforma que vai dar um novo suporte ao trabalho com moradoras das favelas da Zona Norte(Complexo do Borel, Formiga, Salgueiro e Turano), Zona Sul(Tabajaras/Cabritos, Babilônia e Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo), além das mulheres da Zona Oeste e Baixada, integrantes da Rede Metropolitana de Mulheres empreendedoras.

O Projeto Mulheres em Rede foi mais um afetado por essa onda que varreu a Petrobras. Certamente, um daqueles que ficou entre melhores projetos apoiados, não irá mais ser financiado. Certamente, se não estivéssemos atravessando este período tão difícil, a história seria outra.

Mesmo assim, a ideia de arrebanhar parceiros e ampliar a ideia de trabalhar em rede está dando condições de se fazer essa ação tão importante para mulheres que cada vez mais vêm se vendo como empreendedoras que estão mudando a história de sua família, comunidade e ajudando o país à passar por esse momento.

São mulheres que estão virando o jogo, em meio a uma crise e mostrando a força das favelas no processo de empreender. No dia 28 de janeiro, elas se reunirão em um prédio da Praça XV, o Palong (Palácio das Ongs), hoje sob a coordenação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e aprenderão mais um importante método de divulgação dos seus empreendimentos.

A escritora Elena Martinis, especialista em empreendedorismo feminino e autora do livro “Mulher de negócios: Faça Sua Empresa  Acontecer”, e que também é mais uma grande parceira nesta proposta, falará sobre o “Método PITCH”, ou a técnica de vender seu produto ou serviço no tempo de uma viagem de elevador.

Assim, em meio a essa crise que atravessa o país e o mundo, o protagonismo das mulheres das favelas do Rio de janeiro tem contribuído para gerar postos de trabalho e fazer a economia local e supralocal avançar e crescer.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Amantes de padres católicos pedem fim de celibato em carta aberta

 Em carta a Bento XVI, mulheres defendem que celibato...

Autoras negras abrem horizontes e mercados

Escritoras como Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo estimulam...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=