Em menos de um mês, instituto da Unicamp tem nova pichação racista

Frase em banheiro diz ‘aqui não é senzala, tirem os pretos da Unicamp já!’.
Universidade se reuniu com representantes do núcleo de consciência negra.

Do G1

Em menos de um mês, uma nova pichação com dizeres racistas em um banheiro do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, em Campinas (SP), têm gerado polêmica entre os alunos da instituição. No começo de março, os estudantes já haviam se deparado nas paredes do mesmo centro com a mensagem “White Power” (força branca), acompanhada de um símbolo com referência à seita Ku Klux Klan (KKK).

O estudante de ciências sociais Otávio Catelano, que ficou indignado ao encontrar a nova pichação, postou nas redes sociais a foto que tirou da mensagem que diz “Aqui não é senzala! Tirem os pretos da Unicamp já!”.

“Essa é só mais uma das pichações racistas que vem aparecendo no IFCH. Símbolos da Klu Klux Klan [seita que prega a supremacia branca e violência contra negros e imigrantes] já foram pichados duas vezes neste semestre, com ameaças de morte aos negros. É inaceitável que casos como esses continuem a acontecer e nenhuma atitude concreta seja tomada por parte da Unicamp”, critica.

Em nota, a Unicamp disse que “repudia toda manifestação ou ato que implique em violação dos direitos humanos e em discriminação de qualquer natureza”. Também afirmou que irá propor debates internos junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, para elaborar ações de combate ao preconceito racial. Por fim, pontuou que os casos de violação de direitos humanos devem ser denunciados para a ouvidoria pelo telefone (19) 3521-4484, para posterior apuração.

Repúdio
O Núcleo de Consciência Negra da universidade informou que vai emitir uma nota de repúdio aos atos. Mas, antecipou ao G1 que vai denunciar a situação para a comunidade acadêmica e sociedade civil.

simbolo_nazista_em_cima_de_imagens_de_negros_agHY1rh

Suástica pichada sobre poster de movimento
negro na Unicamp (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo Bruno Ribeiro, membro do núcleo e estudante do IFCH, as pichações racistas aumentaram desde final do último ano, o que mostra que não está acontecendo nenhuma resposta efetiva por parte da diretoria do instituto e da reitoria da Unicamp.

Enquanto isso, nós estudantes negros e negras somos obrigados a encarar mensagens de ódio contra nós, mais do que isso a conviver com a complacência alheia. Alguns colegas denunciaram as pichações pelo grupo do Facebook do instituto. Apareceu mais uma pichação com os dizeres ‘pobres, pretos periféricos são os nossos alvos’ com um simbolo nazista abaixo”, afirma Ribeiro.

O estudante contou também que após feitas as denúncias, o núcleo construiu um mural com símbolos do movimento negro, intelectuais, vítimas e artistas que estiveram na linha de frente da luta antirracista.

“Daí aparecem mais pichações deixando mais explícito que estamos incomodando e que a universidade não deve ser nosso lugar. Sinceramente, se esperássemos uma resposta da reitoria ou do IFCH as pichações ficariam lá para sempre. Talvez, porque eles não eram os alvos”, diz Ribeiro.

Entenda o caso
Uma pichação racista com o símbolo da Ku Klux Klan no IFCH surpreendeu alguns estudantes da Unicamp no dia 8 de março. Na ocasião, a aluna Camila Cassis viu a mensagem em uma parede em frente ao banheiro feminino e postou nas redes sociais.

simbolo_nazista_-_repr._face

Símbolo nazista pichado na Unicamp, registrado
por estudante (Foto: Reprodução/Facebook)

“Eu vi de manhã, saindo do banheiro feminino, fica bem na frente. Não vi ninguém escrevendo não. Só levei um susto porque aquilo com certeza não estava lá antes”, conta.

O caso gerou repercussão e fomentou a discussão sobre cotas raciais e representatividade negra na universidade. O Núcleo de Consciência Negra também divulgou uma nota de repúdio ao acontecimento e fez um ato contra o racismo.

A Unicamp admitiu o problema e disse que se reuniu com representantes do núcleo uma semana depois do primeiro caso. O grupo cobrou ações efetivas da universidade para acabar com as ocorrências, como a abordagem da cultura afro-brasileira nos cursos de licenciatura da instituição.

white_power_bruno_A7GqbWt

Alunos do IFCH se depararam com símbolo da Ku Klux Klan com mensagem racista (Foto: Bruno Ribeiro)

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

São Paulo – 31 de agosto o 2º debate Crimes de Racismo ou Injúria?

O 2º debate ''Crimes de Racismo ou Injúria?'' vai...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram diversas barreiras ao fazer com que o rap produzido nas periferias de São Paulo chegasse a todo...
-+=