Embaixador pede que alemães deixem o Brasil pelo avanço do coronavírus

Representante alemão cita a escalada de casos graves e de mortes, e o temor de que a situação se agrave rapidamente; EUA e Reino Unido recomendam retorno de viajantes.

Do G1

(Foto: Getty Images)

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, pediu que os cidadãos do país europeu que estejam em viagem pelo Brasil voltem o mais rapidamente possível para a casa. Em uma carta publicada na quinta-feira (9) no site da Embaixada, o diplomata pede urgência no retorno.

“É sua responsabilidade deixar o país agora e voltar para a Alemanha”, escreveu Witschel.

No comunicado, o representante alemão cita a escalada de casos graves e de mortes, e o temor de que a situação se agrave rapidamente. O texto diz ainda que, em alguns estados brasileiros, os sistemas de saúde já estão sobrecarregados.

“No Brasil, o número de pessoas infectadas pelo Covid-19, gravemente doentes e mortos, está aumentando rapidamente”, diz o documento. “Devido a este avanço, há temores de que a situação aqui se agrave rapidamente. Em alguns estados, os sistemas de saúde já estão muito ocupados. Enquanto isso, o risco de se infectar e adoecer está aumentando.”

A Embaixada disse também que não há planos de repatriação de cidadãos alemães que estejam no Brasil, até o momento.

EUA e Reino Unido

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido atualizou as recomendações de viagem para o Brasil. O país já recomendava o retorno de viajantes que estivessem por outros países “enquanto ainda houver rotas comerciais disponíveis”.

O país britânico relembra que o governo do Brasil proibiu a entrada de estrangeiros por 1 mês e decretou o fechamento de fronteiras terrestres, mas esclareceu que as partidas do território brasileiro ainda podem acontecer.

Em 24 de março, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um aviso para que os norte-americanos que estão no território brasileiro voltassem aos EUA o mais rápido possível.

Os EUA já haviam solicitado aos seus cidadãos no exterior que voltassem ao país por causa da pandemia por coronavírus. Nesta terça, a embaixada dos EUA no Brasil mostrou as opções de voos disponível do Brasil para os EUA.

O aviso foi direcionado aos norte-americanos que vivem nos EUA.

Leia também:

Após os EUA, Reino Unido pede que seus cidadãos deixem o Brasil imediatamente

Brasil tem ao menos 23 mil testes de coronavírus à espera do resultado; número é mais que o triplo de casos confirmados

+ sobre o tema

Vitória dos ‘sem-partido’ na Espanha repercute no Brasil e no mundo

Com discurso mais radical, novas prefeitas de Barcelona e...

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

para lembrar

Brasil: Lula da Silva recebe prémio Chatham House 2009

Fonte: Jornal Digital - Londres - O presidente Luiz...

Pesquisadora brasileira ganha prêmio literário na Itália e o dedica a Lula. Vídeo

“Este prêmio é dedicado a Luiz Inácio Lula da...

Pedro Caribé – Retratação a Heraldo Pereira foi conversa fiada

Pedro Caribé O pagamento da indenização e retratação de...

Museu Afro lança projeto Corpo Digital em São Paulo

Fonte: Correio Braziliense- Cerca de 60 jovens de 16...

Mortes maternas e de recém-nascidos não têm queda desde 2015, diz OMS

O número de mortes maternas e de recém-nascidos não apresenta queda significativa desde 2015 e chega a 4,5 milhões de ocorrências a cada ano, aponta a OMS...

Fraude na vacinação é falta de caráter

O sérvio Novak Djokovic é o tenista número um do mundo. Aos 35 anos, caminha para uma centena de títulos, 22 deles em torneios...

Desigualdade entre países prolonga pandemia de covid-19

O que define uma pandemia é a disseminação descontrolada de uma doença em todos os continentes, causando epidemias em todas as partes do mundo,...
-+=