“Entrei de cabeça na tristeza e lá fiquei por uns dois anos”, diz Taís Araújo sobre seu papel como Helena

Traumas, superação, racismo, aceitação: a atriz, estrela da capa da Marie Claire de julho, abre o coração para assuntos polêmicos de sua vida pessoal e se emociona ao falar de marido: “Passamos pelo quarto de empregada e Lázaro disse: ‘Eu saí daqui’. Meu coração ficou do tamanho de uma azeitona”

por Marina Caruso no Revista Marie Claire

Foto: Foto: Sergio Zalis/Globo

Traumas, superação, racismo, aceitação: a atriz, estrela da capa da Marie Claire de julho, abre o coração para assuntos polêmicos de sua vida pessoal e se emociona ao falar de marido: “Passamos pelo quarto de empregada e Lázaro disse: ‘Eu saí daqui’. Meu coração ficou do tamanho de uma azeitona”

Na pele dele

“Há várias passagens do livro do Lázaro [Na Minha Pele, Ed. Objetiva, 152 págs.] que me tocam muito. Quando ele fala da mãe, dona Célia, não me seguro [emociona-se]. Foi um pecado ela não ter visto o filho bem assim [chora]. Nunca imaginaria que o menino que vivia no aperto viraria um dos maiores atores do país. Eu tive uma família economicamente forte, pude tudo. Meu sonho era ser diplomata, o Lázaro, quando criança, nem devia saber o que era isso. Acho uma sacanagem a mãe dele não estar aqui para ver o que ele virou. Quando a gente comprou a casa onde moramos, ele fez questão que tivesse piscina. O sonho dele era esse, o meu não, porque tive uma e sei que quase não se usa. Construímos a piscina e reformamos a casa toda. Numa das visitas à obra, eu e ele passamos pelo quarto de empregada e ele me disse: ‘Eu saí daqui’. Meu coração ficou do tamanho de uma azeitona. É triste, mas é linda a história dele… Ele é lindo. Me apaixono todo dia.”

Os Traumas

“Minha mãe me obrigava a fazer três coisas que me traumatizaram quando criança e não fiz: nadar, tocar piano e falar francês. Então, em 2009, quando me separei do Lázaro [ficaram meses separados até reatar], decidi que ia resolver uma delas e me mandei para Paris para passar seis meses estudando. Vinte dias depois, me liga o Manoel Carlos oferecendo a Helena de Viver a Vida. Larguei tudo e voltei. Ou seja, não aprendi francês e ganhei outro trauma, a Helena [risos]. Não chegou a ser um trauma, mas é uma puta frustração. Era a primeira Helena negra das novelas e ela tinha que ser um arraso. Mas, dramaturgicamente, era fraca, sem conflitos, tinha a vida ganha. Se eu tivesse forças, teria a transformado numa vilã. Mas estava tão abalada com as críticas, tão frágil, que não tinha forças para pensar. Entrei de cabeça na tristeza e lá fiquei por uns dois anos. Pensei: ‘Minha carreira acabou’. No meu único dia de folga, estava tomando um sorvete e uma senhora virou e disse: ‘Posso te falar uma coisa? Quando falar algo na novela, pensa no que você está falando porque a gente não acredita no que você fala’. A mulher acabou comigo… Eu estava tão cagada que só consegui responder: ‘Pode deixar’. A novela das 8 é Copa do Mundo, né? Todo mundo acha que sabe fazer. Hoje, olhando com distanciamento, vejo que a Helena foi importante. Mudou minha vida. Me mostrou que tipo de atriz eu queria ser e que tipo de papéis não queria mais. Foi aí que comecei a produzir teatro, a buscar obras de muita qualidade artística.

Racismo
“Em 2015 [quando foi vítima de ataques racistas em seu Facebook], percebi que não podia mais aceitar o preconceito passivamente. Ao mesmo tempo, não queria me promover em cima do racismo. Então, optei por não dar entrevistas — o que me causou muita dor de cabeça — e fui à delegacia prestar queixa por injúria racial. Sofri muita pressão para falar sobre o assunto na época. Até do Jornal Nacional. Tive que implorar para que a Globo me resguardasse. Meu lugar não é na seção policial do noticiário e sim na de cultura. Quanto mais falasse sobre aquilo, mais voz daria aos racistas.”

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Brasileira que foi empregada quando criança lidera empresa social em Londres

Mariana Schreiber O trabalho de Rosa Gonçalves como empregada doméstica...

Serena Williams owes black men nothing for her white fiancé

by George Johnson Thursday afternoon, the internet was flooded...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Crianças enforcam menina com corda na escola por ela ser negra

Família processará escola depois que a filha passou por...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

Facebook, Google e Twitter aceitam aplicar lei alemã contra racismo e xenofobia

Empresas devem apagar comentários que atentem contra refugiados e...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Taís Araújo e Lázaro Ramos participam de evento com Oprah Winfrey: “Vai ser lindo”

Taís Araújo já está a caminho do evento que participará ao lado de Oprah Winfrey. Nesta quarta-feira (10), a atriz surgiu em um carro...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=