EUA: rappers viram professores e Lady Gaga é objeto de estudo

Os estudantes começam a voltar às aulas nos Estados Unidos e as escolas buscam novas propostas para atrair os alunos com cursos como “Religião e hip-hop” ministrados por músicos, rappers e DJ’s e seminários com temas diversos, entre os quais o sucesso da cantora Lady Gaga.

O rapper Bun B, membro do duo UGK, é um deles e decidiu combinar sua paixão pela música com as aulas, desta vez não como aluno, mas como professor. Bun B, junto de outros dois professores do departamento de Humanidades e Estudos Religiosos da Universidade Rice de Houston (Texas) vai ministrar em um seminário sobre “Religião e cultura hip-hop”.

O objetivo é ensinar que a música moderna não está brigando com a religião e pode servir de apoio para os jovens que através das letras “feitas pelos rappers” muitas vezes questionam o significado da vida, detalha o manual do curso. “Estamos mostrando os casos nos quais o hip-hop e a religião têm os mesmos objetivos e uma ideologia comum no contexto da cultura”, indicou o rapper em entrevista ao site The Root.

Entre os temas em discussão pelos alunos está ética do hip-hop e se o rap deveria ser incluído na música eclesiástica para atrair aos jovens, como consta no conteúdo programático do curso, disponível no site da Universidade.

O DJ 9th Wonder, vencedor de um Grammy, também se soma a esta nova tendência e será professor de estudos afro-americanos da Universidade de Duke, Mark Anthony Neal, um seminário sobre a música e a cultura popular afro-americana. A turma tem como livro de cabeceira a obra do próprio Neal What the Music Said: Black Popular Music and Black Public Culture, centrada nas tradições musicais afro-americanas desde o jazz ao início do hip-hop.

O autor analisa como se deu a associação desses ritmos a diferentes movimentos sociais em diferentes épocas e como agências como o FBI (polícia federal americana) fez ações para tentar resistir a estes movimentos artísticos.

Não como professora, mas como alvo de estudo, Lady Gaga ganha espaço nas salas de aula e serve de exemplo de sucesso repentino e tendência entre os jovens, cita o professor Mathieu Deflen, da Universidade da Carolina do Sul.

No curso intitulado “Lady Gaga e a sociologia da fama”, Deflen analisa o que está por trás da artista e como se transformou em um fenômeno de massas, a partir de um ponto de vista sociológico, isso sim, enfatiza no temário. “Isto não é um curso de música e estudos culturais. A arte de Lady Gaga será de utilidade, este curso está centrado nos contextos sociais da ascensão de Lady Gaga à fama a partir de uma perspectiva acadêmica que se baseia nas tradições teóricas da sociologia”.

“Não é um curso sobre Lady Gaga, mas sobre sociologia e cultura da fama, como mostra a carreira de Lady Gaga”, acrescenta o professor na apresentação de sua disciplina na qual deixa claro que não haverá vídeos musicais, nem se ouvirá música da artista nas salas de aula.

Outras instituições, como a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), somaram a sua oferta acadêmica disciplinas como “História da música eletrônica”, uma opção que abrange desde os inícios nos anos 60 com a música “dance” até se transformar em um novo gênero e suas vertentes.

Já o Centro de Artes Oberlin da Universidade de Ohio oferece um semestre para aprender a ser DJ profissional, no qual os professores ensinam como utilizar as bases musicais para mixar e técnicas que exigem habilidade, como o “scratching” (girar discos de vinil com as mãos).

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

De férias, Kobe Bryant dá aulas para garotos no Harlem

Por: Anderson Giorge   Melhor jogador em atividade na NBA, Kobe...

Pelé lança projeto social e diz que Maradona é exemplo negativo

Por Leandro Canônico Rei do Futebol volta a alfinetar...

Em grande noite de Nenê, Denver Nuggets voa em quadra e atropela Miami

Sem LeBron James, lesionado, Heats tomam vareio e perdem...

Começa em SP encontro que debate a arte africana

Evento acontece até sexta-feira (27) no Parque do Ibirapuera,...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=