Filme da mineira Elizabeth Martins retrata Elza Soares como símbolo do Brasil

“Bebete, quero que você veja do que sou capaz”. A fala de Elza Soares para a cineasta mineira Elizabeth Martins, depois de as duas completarem anos de proximidade em torno de um filme sobre a mítica cantora brasileira, de alguma maneira sintetiza com precisão a proposta de “My Name Is Now, Elza Soares”, que estreia em salas de cinema de BH e de outras capitais do país nesta quinta- feira (01).

por Thiago Pereira no Hoje em Dia

PAOLO GIRON:DIVULGAÇÃO

“É um filme sobre dar a volta por cima”, confirma a diretora. “Tomo Elza Soares como uma figura que carrega impregnada em si estes signos que são próprios da cultura brasileira– a mulher, o negro, a periferia, a extrema pobreza– e da capacidade do povo de se reinventar, através da criatividade”.

Como o filme captura Elza em um momento de transição de carreira, antes dos últimos discos que a apresentaram para uma nova geração, Martins comprovou a frase da protagonista.

 A cantora carioca é retratada no longa da mineira Elizabeth Martins como símbolo de força e da possibilidade de se reinventar constantemente, vencendo adversidades

“Ela é uma fênix que sobrevive a isso tudo. Fiquei para ver esse novo auge dela: ela saiu fortalecida da nau que estava vivendo”.

A citação ao pássaro que ressurge das cinzas não é gratuita, já que o tom alegórico é marca da obra: Martins filma, por meio de Elza, a evidência de um Brasil possível, apesar de adversidades mil. Nesta direção, trata-se de um documentário menos biográfico e mais analítico, um exame da nação a partir de uma deusa de nossa arte. “O filme se estabelece como fluxo, não é um documentário de perguntas e respostas. Ele trabalha esse imaginário nacional e encontra algumas respostas na biografia dela, mulher de vivência rica e atravessada por vários altos e baixos, mas sempre capaz de uma volta por cima”, diz a diretora.

Não à toa, é a própria Elza que batiza o filme. “Ela é ótima em jargões e depois de muitas conversas, pedi para resumir tudo em uma frase”, lembra a diretora. “Logo na abertura expomos isso, com ela sugerindo alguns nomes. Ficamos com ‘my name is now’, (meu nome é agora) que é uma frase que ela usa há tempos. Elza não quer falar do passado ou do futuro e o filme transita naquele agora dela, é um espelho-câmera de seus momentos”.

Projeto

O filme é também o retrato de uma relação iniciada há mais de uma década. Ainda repórter da Rede Minas, Martins viu, depois de entrevistar Elza em 2008, o personagem-síntese para investir no primeiro longa da carreira cinematográfica.

“Ela se encaixava no tipo de personagem que queria para falar de coisas que vinha fazendo nos meus curtas anteriores”, lembra. “Uma identidade brasileira. Como a própria Elza diz, fui abduzida por ela”, completa.

“My Name is Now, Elza Soares” tem estreia nesta quinta-feira em salas de cinema de sete capitais brasileiras. Em Belo Horizonte, o filme estará no Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581 – Lourdes)

Assista ao trailer:

+ sobre o tema

Lei institui o Dia de Luta contra Genocídio da Muher Negra no Rio

A lei estabelece que instituições públicas e privadas promovam...

Quando uma Globeleza sofre racismo no Carnaval

Agora que o Carnaval passou, novas histórias serão contadas. Será um...

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Taís Araújo pede mais união entre às mulheres: “Tem que ter uma rede de proteção”

Atrizes e apresentadora marcaram presença em um evento de...

para lembrar

Afro-Americanos: 10 nomes que estão destruindo no metal

Lista de inteira responsabilidade de Frank Godla e do...

Luz e Sombra das Mulheres de Wakanda

“Okoye, a chefe das Dora Milaje, pode ser facilmente...

“Uma negra furiosa”: Quem é Shonda Rhimes, o cérebro mais cobiçado da TV

“Uma mulher negra furiosa”. Assim uma colunista do New Tork...

Alguma vez um negro inventou alguma coisa?

Por Ava Henry y Michael Williams* Fonte: Diario Vermelho...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...
-+=