Gabriel Tchiema no Festival Internacional de Jazz de Cape Town

O proclamado Festival Internacional de Jazz de Cape Town está de volta com a sua 13ª edição, a ter lugar nos dias 30 e 31 de Março, no Centro Internacional de Convenções de Cape Town. Este ano Angola será representada pelo cantor Gabriel Tchiema.

Ao trazer mais de 40 artistas de renome, nacional e internacional, para actuarem durante dois dias, em 5 palcos diferentes, o Festival Internacional de Cape Town garantiu o seu reconhecimento enquanto evento musical mais prestigiado do Continente Africano.

“O objectivo do Festival Internacional de Cape Town é também mostrar ao mundo o que é a África do Sul. Além do festival as pessoas podem conhecer e apreciar o maravilhoso país que temos, um país onde se irão sentir bemvindas, revigoradas e rejuvenescidas através das experiências que aqui poderão desfrutar”, explica Phumĭ Dhlomo, Director Regional do Turismo da África do Sul para os países africanos e do Médio Oriente.

Este evento anual, que atrai mais de 34.000 turistas e gera um enorme estímulo económico para a província, tornou-se num dos eventos turísticos mais importantes do calendário anual sulafricano. Mais recentemente, Cape Town tem-se transformado num dos palcos de negócio mais visitados deste país, tendo a música, em especial o jazz, contribuindo para esse efeito.

Este ano, Angola estará representada pela voz de Gabriel Tchiema. Conhecido por uma voz que celebra, de forma sublime, o que é ser-se africano, Gabriel Tchiema tem como principais influências musicais o afro jazz, a afro fusão e a Tchianda.

Além da presença de Gabriel, o festival contará com as atuações de Hip Hop Pantsula, também conhecido como HHP, letrista e rapper de proporções épicas, David Sánchez, que tem vindo a ser considerado como o mais profundo jovem saxofonista dos dias de hoje, entre outros artistas de jazz reconhecidos internacionalmente.

O Festival não quer apenas celebrar a criatividade musical mas também a criatividade visual. A exposição fotográfica Duotone é um evento anual que acompanha o festival. Todos os anos a exposição comemora o jazz através da imagem fotográfica, consciencializando as pessoas para o poder da arte e da fotografia, mostrando como uma imagem pode ser intemporal e expor outras formas de arte, cultura e património, como tudo pode ser uma forma de expressão e prazer. Este ano a exposição apresenta as obras do angolano Nuno Martins, de Sipho Maluka e Shelley Christians, ambos sul-africanos.

“O Festival Internacional de Cape Town é um dos festivais de jazz mais prestigiados do mundo, reflectindo assim a excelência e a capacidade da África do Sul para sediar tais eventos. É uma grande oportunidade para quem quer desfrutar do melhor do jazz e descobrir a beleza e o grande património cultural e natural da África do Sul, na companhia de amigos ou familiares “, conclui Phumĭ Dhlomo.

Para quem deseja assistir de perto ao Festival Internacional de Jazz de Cape Town estão já disponíveis diversos pacotes turísticos que incluem passagens aéreas, hotel, transporte (aeroportohotel-aeroporto) e bilhete para os dois dias do festival. Poderá ficar no Hotel Capetonian por $613 (quarto individual) ou $823 (quarto duplo), no Hotel Westin grand por $1018 (quarto individual) ou $1295 (quarto duplo), no Hotel Southern Sun the Cullinan por $1231 (quarto individual) ou $1426 (quarto duplo), entre outras ofertas disponibilizadas.

Exibição

Luanda – O cantor angolano Gabriel Tchiema vai representar o país na 13ª edição do Festival Internacional de Jazz de Cape Town, a decorrer nos dias 30 e 31 deste mês, no Centro Internacional de Convenções naquela cidade sul-africana.

Segundo uma nota afecta a organização do espectáculo chegada hoje, terça-feira, à Angop, Gabriel Tchiema vai apresentar vários temas do seu reportório, principalmente para as canções com influências do afro-jazz e afro-fusão.

“Angola estará representada no festival por Gabriel Tchiema, conhecido pela sua voz sublime e melódica, com grandes influências musicais do afro-jazz e afrofusão”, ressalta.

O certame vai contar com mais de 40 artistas de jazz de renome internacional, que durante dois dias vão actuar em cinco palcos diferentes do festival, um dos mais prestigiados do mundo.

Outro dos objectivos do evento, lê-se no documento, é também mostrar ao mundo as potencialidades turísticas e económicas da África do Sul.

O festival reúne anualmente mais 34 mil turistas, gerando avultadas receitas económicas para a província, cujo espectáculo constitui um dos eventos culturais e turísticos mais importantes do calendário anual do país.

 

Fonte: O Pais

+ sobre o tema

Filme sobre Tim Maia fica para 2014

Muito aguardado por fãs, o longa sobre Tim...

Song e Drogba concorrem a prêmio de melhor africano

Didier Drogba é um dos melhores jogadores do...

Procurando Sugar Man – A integridade de Sixto Rodriguez

Amir Labaki Afinal deu a lógica no 25o Festival...

Padê Poema – Teses – Cuti

    Teses quantas doses de sambacabem numa...

para lembrar

Conceição Evaristo: A Cor dos Olhos da Minha mãe

Conceição Evaristo no Congresso de Escritoras Brasileiras em Nova...

Pelé satisfeito por contribuir na afirmação do negro no desporto

Luanda - Edson Arantes do Nascimento "Pelé", um dos...

Cacau diz que convocação para seleção alemã não é surpresa

Convocado para a pré-lista de 27 jogadores que disputarão...

Gana vence Sérvia e garante primeira vitória africana na Copa do Mundo

Por Rafael Pirrho Gyan, de pênalti, faz o gol...
spot_imgspot_img

Conselho Universitário da Unicamp aprova título de Doutores Honoris Causa para Racionais MC’s no marco dos 50 anos do Hip-hop

No marco dos 50 anos do Hip-hop, este movimento que vem transformando as perspectivas da juventude negra, pobre e periférica em todo o mundo,...

Milli Vanilli: novo documentário revela detalhes do escândalo com dupla que fazia playback

Durante um período muito curto, no final dos anos 80, o francês Fabrice Morvan e o alemão Rob Pilatus, membros da dupla Milli Vanilli, alcançaram...

Xenia França vence Grammy Latino 2023 por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa

A cantora baiana Xenia França venceu o Grammy Latino 2023, por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa com "Em Nome da Estrela". A...
-+=