Geledés participa do Fórum do Feminismo Negro

FONTEPor Maria Sylvia Oliveira

O Fórum Global de Feminismos Negros 2024 está ocorrendo entre os dias 04 a 07 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados. Sob o tema “Para nos lembrarmos que o mundo que imaginamos é possível”, o evento busca conectar feministas negras de todo o mundo para compartilhar saberes e planejar um futuro mais igualitário, justo e livre de violências.

O primeiro dia do encontro foi dedicado à celebração e homenagem das anciãs, reconhecendo suas vidas e suas valiosas contribuições para o Feminismo Negro. Além disso, foi uma oportunidade para dialogar com as mais velhas sobre questões que vão desde moda,  positividade corporal,  sexualidade, cuidado e bem-estar.

O espaço do fórum acolhe todas as formas de feminismos negros, incluindo mulheres negras trans e intersexo, bem como mulheres e pessoas de diversas identidades de gênero. É um ambiente seguro onde todas as possibilidades de ser mulher são reconhecidas e respeitadas.

Maria Sylvia e Nilza Iraci

Por convite do Black Feminist Fund,  Geledés Instituto da Mulher Negra está sendo representado por Maria Sylvia de Oliveira, advogada e coordenadora de Políticas de Promoção de Gênero e Raça, e Nilza Iraci, coordenadora de Advocacy e Incidência Política.

A ideia de reunir exclusivamente mulheres negras de África e diásporas surgiu em 2016, durante o Fórum da Association for Women’s Rights in Development (AWID), realizado na Bahia, em Costa do Sauipe.

-+=
Sair da versão mobile