II Semana dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros começará no dia 4 de abril

Evento é organizado pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, pelo NEAB-UFMA e pelo Coletivo Sonhações

Do UFMA

SÃO LUÍS – A “Literatura Africana e Afro-Brasileira” será o tema da II Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, que ocorrerá de 04 a 08 de abril no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado. O evento contará com a presença de importantes nomes das artes e das ciências brasileiras.

Todas essas personalidades participarão dos debates acerca das obras literárias africanas e afro-brasileiras que compõem o eixo interdisciplinar “Literatura Africana e Afro-Brasileira” da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

Entre elas estão a premiadíssima escritora mineira Conceição Evaristo; o dramaturgo e ator baiano Aldri Anunciação (ganhador do prêmio de literatura Jabuti de 2013); o cantor GOG, um dos ícones do Movimento hip hop brasileiro; e a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fernanda Felisberto, uma das maiores especialistas do país em literaturas afro-americana e afro-brasileira.

Durante o evento os estudantes da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros também participarão do workshop “Metodologia ativa aprendizagem – construção da identidade virtual do curso”, que será ministrado pela professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Fernanda Pereira Díaz.

Segundo a coordenadora da Licenciatura e uma das organizadoras do evento, Kátia Regis, o objetivo dessa atividade é de propiciar a produção e a socialização do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar acerca das literaturas africana e afro-brasileira e da identidade étnico-racial, por meio do diálogo crítico entre escritores e intelectuais africanos e da discussão sobre a diáspora – processo de migração das populações africanas para as várias regiões do mundo, desde a época escravocrata até os dias atuais.

A II Semana é aberta ao público e as inscrições são gratuitas, com direito a certificação. As matrículas devem ser realizadas até o dia 4 de abril de 2016, por meio do e-mail [email protected], que deverá contar o assunto “Inscrição”. O corpo da mensagem deve conter as seguintes informações: nome completo, instituição, escolaridade e profissão.

Confira a programação

====

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Revisão: Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Ascom
Última alteração em: 22/03/2016 21:09

+ sobre o tema

para lembrar

E se os computadores aprenderem a ser racistas?

Parece ficção científica, mas isso já está acontecendo. O...

Para cineasta, o audiovisual é o segmento mais racista da cultura brasileira

Meios de comunicação não representam a diversidade da população...

Poesias das quebradas de Salvador vão ser publicadas em livro

A obra “Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana”...

Ator de Pantera Negra faz discurso inspirador em universidade americana

'Use sua educação para melhorar o mundo', disse Chadwick...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=