II Semana dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros começará no dia 4 de abril

Evento é organizado pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, pelo NEAB-UFMA e pelo Coletivo Sonhações

Do UFMA

SÃO LUÍS – A “Literatura Africana e Afro-Brasileira” será o tema da II Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, que ocorrerá de 04 a 08 de abril no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado. O evento contará com a presença de importantes nomes das artes e das ciências brasileiras.

Todas essas personalidades participarão dos debates acerca das obras literárias africanas e afro-brasileiras que compõem o eixo interdisciplinar “Literatura Africana e Afro-Brasileira” da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

Entre elas estão a premiadíssima escritora mineira Conceição Evaristo; o dramaturgo e ator baiano Aldri Anunciação (ganhador do prêmio de literatura Jabuti de 2013); o cantor GOG, um dos ícones do Movimento hip hop brasileiro; e a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fernanda Felisberto, uma das maiores especialistas do país em literaturas afro-americana e afro-brasileira.

Durante o evento os estudantes da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros também participarão do workshop “Metodologia ativa aprendizagem – construção da identidade virtual do curso”, que será ministrado pela professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Fernanda Pereira Díaz.

Segundo a coordenadora da Licenciatura e uma das organizadoras do evento, Kátia Regis, o objetivo dessa atividade é de propiciar a produção e a socialização do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar acerca das literaturas africana e afro-brasileira e da identidade étnico-racial, por meio do diálogo crítico entre escritores e intelectuais africanos e da discussão sobre a diáspora – processo de migração das populações africanas para as várias regiões do mundo, desde a época escravocrata até os dias atuais.

A II Semana é aberta ao público e as inscrições são gratuitas, com direito a certificação. As matrículas devem ser realizadas até o dia 4 de abril de 2016, por meio do e-mail [email protected], que deverá contar o assunto “Inscrição”. O corpo da mensagem deve conter as seguintes informações: nome completo, instituição, escolaridade e profissão.

Confira a programação

====

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Revisão: Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Ascom
Última alteração em: 22/03/2016 21:09

+ sobre o tema

Caminhada contra preconceito racial percorre praias do Leme e de Copacabana

"A realização da pré-marcha faz parte da mobilização do...

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Chove mais no Jacarezinho

Não, as chuvas torrenciais no Rio de Janeiro não são racistas;...

para lembrar

‘Não foi racismo, foi deselegância’, diz promotor em caso do turbante

O caso aconteceu em abril, quando a mulher diz...

Centenas debatem racismo e o que é ser negro na Europa “nos seus próprios termos”

Entre a hipervisibilidade e a invisibilidade do que é...

Exorcismo revolucionário

O que Pele negra, máscaras brancas, de Frantz Fanon...
spot_imgspot_img

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., craque do Real Madrid e da seleção brasileira. O trio...

Formação territorial do Brasil continua sendo configurada por desigualdades, diz geógrafo

Ao olhar uma cidade brasileira é possível ver a divisão provocada pela segregação espacial no território, seja urbano, seja rural. A avaliação é fruto...
-+=