“Sobre as manifestações e o genocídio do povo negro” por Juliana Freire

Nos dias 16, 17 e 18 de março aconteceram grandes manifestações por todo o Brasil. Nos dois primeiros, as manifestações foram de cunho fascista e racista. No dia 18, as manifestações já foram em grande maioria a favor da “democracia” ou a favor desse governo comandado por uma sinhá búlgara (Dilma PT), sendo assim, igualmente racista.

 Por Juliana Freire, do  Canal Plá

“democracia seletiva, que comove pessoas pela ‘prisão’ de Lula, mas não comove pessoas pela prisão de Rafael, que foi forjada duas vezes”

O que eu, preta favelada, tiro desses dias? Nada. Pois dia 16 estava de luto pelos dois anos da morte de minha irmã Cláudia Ferreira. No dia 18, permaneci de luto pelo meu irmão Rafael Braga, que está vivo e esquecido por essa democracia seletiva, que comove pessoas pela “prisão” de Lula, mas não comove pessoas pela prisão de Rafael, que foi forjada duas vezes pelos cães do Estado genocida (PMERJ), que quando não nos arrasta feito Cláudias, nos encarcera e mata em vida atrás das grades de Bangu.

Como preta e moradora de favela, presenciei abusos por parte de policiais, a morte dos meus amigos de infância, chacina aos 11 anos de idade e quase todos os dias, até hoje, tiroteios e a morte de outros favelados em sua maioria esmagadora: negros. O que acontece em territórios de favela, acontece exatamente porque são territórios majoritariamente negro e indígena.

Malcolm X: ‘Não importa o partido político. O preto inevitavelmente será devorado pelo sistema’”

Dilma assinou os papéis que davam aval para a entrada do exército brasileiro no complexo de favelas da Maré que foi responsável pelos tiros de 762 em Vitor Santiago, que ficou paraplégico. Uma vítima viva!

Diante disso, visto preto, cor do luto pela morte dos meus irmãos e cor da minha pele que sofre pelo genocídio do povo negro e indígena. Não levantarei bandeiras brancas, não enegrecerei espaços brancos e não torcerei por quem me bate menos e me dá migalhas. Com isso, deixo aqui uma das frases do meu irmão Malcolm X: “Não importa o partido político. O preto inevitavelmente será devorado pelo sistema”.

Juliana Freire, 21 anos, moradora do Complexo do Alemão e membro do coletivo de resistência comunitária quilombista de maioria negra e favelada Ocupa Alemão.

+ sobre o tema

Servílio de Oliveira vence ação contra Fundação Palmares e garante volta de homenagem

Servílio de Oliveira, primeiro pugilista brasileiro a conquistar uma...

Mariene Castro: ‘Achamos que tá todo mundo consciente, mas ainda estamos longe’

Após desabafo no Instagram, atriz conversou com o CORREIO...

Diário de viagem: o melhor é se conectar com quem produz a arte local

Na semana passada, fiz uma viagem para o Peru...

Candidatos em 2022 têm que ter proposta para desigualdade racial, diz Helio Santos

Candidatos à presidência sem propostas para reduzir as desigualdades...

para lembrar

Não votar em Bolsonaro: para os negros uma questão de amor próprio

A fala do capitão Jair Bolsonaro, candidato do PSL,...

Comissão rejeita indenização a descendentes de escravos

A justificação do projeto baseia-se no fato de que...

Boletim informativo da Plataforma Alyne em defesa das mulheres negras

  Boletim Informativo da Plataforma Alyne - Em Defesa das...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=