Ilê Aiyê e Criolo: Que Bloco é Esse? o primeiro videoclipe de um bloco afro da Bahia

por Lívia Rangel

O Ilê Aiyê faz história mais uma vez. Depois de revolucionar o Carnaval baiano ‘invadindo’ a avenida com um bloco composto por 100 integrantes – todos negros -, na década de 70, e após criar o concurso da Beleza Negra, que valoriza a auto-estima da juventude afrodescendente no Estado, o grupo acaba de lançar, por meio do projeto Que Bloco é Esse? da Petrobras, o primeiro videoclipe de um bloco afro da Bahia.

A música ‘Que Bloco é Esse?’, famosa também na voz de bandas como O Rappa, ganha uma nova roupagem com a inclusão de versos do paulista Criolo, eleito pela revista Rolling Stone como autor do Melhor Álbum de 2011.

Parceria inédita

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Criolo falou sobre a composição e sua participação na música, que ele começou a escrever ainda no avião, dez minutos antes de aterrissar na Bahia, e terminou no hotel em Salvador.

Com seu produtor musical Daniel Ganjaman e os músicos baianos, o paulista entrou no estúdio Ilha dos Sapos de Carlinhos Brown, no Candeal, no dia seguinte. E só precisaram de mais dois dias para produzir o clipe, rodado nas ruas do bairro da Liberdade, sede do Ilê, e no terreiro de Mãe Hilda.

“Imaginei criar (para a letra) uma situação que antecedesse a canção deles, falando sobre o que fazem, relembrando as origens”, conta. “É como chegar a um lugar pedindo licença. Como seu fosse um erê (criança) que veio aqui (na BA) aprender.”

O vídeo

Lançado oficialmente, neste sábado(28), na Noite da Beleza Negra, com direito a participação especial de Criolo, Dão e Arlindo Cruz, na Senzala do Barro Preto – o clipe, é uma ode ao Ilê Aiyê, exaltando a Liberdade – bairro com a maior população negra do Brasil – e mostrando um cotidiano valorizado pela simplicidade, auto-estima e respeito. ‘Que Bloco é Esse’ é dirigido pelo baiano Ricardo Spencer, que assina boa parte da obra audiovisual de Pitty (DVD Chiaroscope, Me Adora, Memórias).

Ilê Aiyê

Criado em 1974, a riqueza sonora e plástica do bloco Ilê Aiyê é atração no Carnaval de Salvador. Hoje em dia, mais de 3 mil pessoas estão associados ao Ilê, trabalhando ativamente na manutenção desta tradição carnavalesca, que muito contribuiu em resgatar a história do negro no Brasil. Assim. um pouco da história africanizada, ou se preferir, da historia abrasileirada do negro no país, se tornou parte do patrimônio artístico cultural da Bahia, cujas tradições culminam todo ano no mais espetacular de todas as festas populares do planeta, o Carnaval.

Projeto Que Bloco é Esse

A iniciativa da Petrobras conta com encontros entre outros blocos afro e artistas consagrados da música brasileira. Além da gravação do clipe do Ilê, o bloco Muzenza também recebeu a banda Nação Zumbi no ensaio do dia 20 de janeiro; o Male Debalê tocou com o rapper Emicida no dia 22; e o Cortejo Afro recebe Preta Gil no próximo dia 30. Os vídeos com desses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum.

Confira o clipe ‘Que Bloco é Esse?’ – Ilê Aiyê e Criolo:

 

Fonte: Correio 24H

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana

Biblioteca Nacional lança Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana. Livro...

Anderson Silva revela lesão no joelho, mas acredita em recuperação

Campeão dos médios diz que se machucou durante o...

Olimpíadas 2012: Canadá vence por 3 a 0 e deixa África do Sul mais longe da vaga

em nenhum ponto, sul-africanas estão na lanterna do grupo...

Alvo de racismo, Wallace ganha vaga na hora da decisão do vôlei

por: MARIANA BASTOS Apenas cinco meses separam um dos momentos...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=