Livro “Áfricas Ocultas” gera debate em Luanda

O Centro Cultura Brasil-Angola promoveu um debate em torno dos desafios da nova produção da literatura contemporânea africana, durante o projecto “Café Literário”, com o escritor Gabriel Ambrósio.

por Kátia Ramos no Jornal de Angola

Durante o debate, no qual o escritor apresentou o livro “Áfricas Ocultas”, Gabriel Ambrósio afirmou ter feito uma investigação profundo sobre as várias realidades africanas no período em que frequentava os estudos, transcrito as conclusões da pesquisa nas 266 páginas do livro.

 

Gabriel Ambrósio
Para o escritor, a maior ambição do livro é de incentivar os leitores a importarem-se com as tradições africanas, no sentido da mesma servir de estudo e desta forma manter o legado deixado pelos nossos antepassados. Gabriel Ambrósio, manifestou o seu descontentamento pelo facto do Continente africano ser um gigante desconhecido na Europa, Ásia e outras parte do mundo em que já viajou.

africas ocultas

Para o autor, “Áfricas Ocultas” aborda vários aspectos sócio-religiosos do continente, com destaque para a importância da tradição oral e escrita, a religião e sua importância no contexto africano, e das mulheres na conservação do património ideológico africano, a divulgação da história africana às novas gerações, os vários fenómenos culturais que caracterizam o continente e o desenvolvimento económico que alguns países apresentam.

Gabriel Ambrósio é natural da província do Zaire e “Áfricas Ocultas” é o seu primeiro livro publicado oficialmente há dois anos no Brasil, e em Luanda, na Universidade Jean Piaget Angola.

+ sobre o tema

Campanha de promoção da identidade negra chega aos trens urbanos

Fonte: Clikpb- "Moreno (a), não. Eu sou negro...

Lewis Hamilton conquista GP do Canadá

Lewis Hamilton, da McLaren, arrebatou a vitória no...

SP terá estátua de Tebas, o homem escravizado que comprou sua liberdade como arquiteto

No ano em que estátuas que homenageiam bandeirantes, colonizadores,...

Arlindo do Carmo Pires Barbeito

Biografia Arlindo do Carmo Pires Barbeitos, nasceu em...

para lembrar

Apresentação de Beyoncé no Grammy 2017 foi uma ode à força feminina

Grávida de gêmeos, cantora homenageou a maternidade Do HuffPost Brasil Beyoncé pode...

Auta de Souza

Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876...

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

A$AP Rocky confirma namoro com Rihanna: ‘Amor da minha vida’

"O amor da minha vida": foi assim que A$AP...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=