Luiza Bairros Vive!

Dia 12 de julho, completa 1 ano que Luiza Bairros tornou-se uma ancestral. Estamos sem sua presença física, mas sob a poderosa influência do seu legado. Por este motivo, nesta quinta-feira (13), às 18 horas, a Câmara Municipal de Salvador por meio do mandato do vereador Silvio Humberto, realizará uma sessão de homenagem intitulada Negras Mulheres, Femininos Poderes – Luiza Bairros, um Poder que Nos Move.

Por articulação das mulheres negras em parceria com o mandato do vereador Silvio Humberto, algumas mulheres falarão sobre o convívio com Luiza Bairros e sobre a inspiração que sua trajetória legou. O grande ponto de convergência e o tom da solenidade será o da continuidade, de como de seus lugares de fala e de construção, mulheres fazem luta contra o machismo, a misoginia, contra o racismo e constroem redes de apoio e de empoderamento.

A solenidade acontecerá em julho, um mês emblemático e estratégico para as mulheres negras. Um momento para refletir sobre o que já foi feito, sobre a penetração alcançada e afiar estratégias de enfrentamento. O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, nesta noite, se transformará no lugar de corpos negros, de cabelos altos, assim como de ideias altas e prontas para urdir teias, tramas, conspirações e lutas por dignidade, por direitos e por liberdade, para nosso povo, pela honra dos que nos antecederam e pela garantia da vida dos que ainda estão por vir.

Vem de nós a força do nascer, do mover e do revolucionar. Luiza Bairros moveu a roda da história, nos alimentou e nos alimentará para sempre. Agradecemos o mais digno exemplo que foi sua trajetória e o mais encorajador desafio de sermos cada dia mais MULHERES NEGRAS. Aceitamos o desafio de ser o poder de comunicar, de religar, de desconstruir, de construir, de liderar, de juntar e de desobedecer. Somos parte engajamento, parte beleza e luta, Somos! Somos Negras Mulheres, temos Femininos Poderes e Luiza Bairros é um Poder que Nos Move.

Assinado por: Grupo de Mulheres em homenagem à Luiza Bairros


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Marie Selika Williams

Em 1878 o soprano Marie Selika Williams, conhecida...

para lembrar

Abdias Nascimento, o Leão Africano!

Nos ensina o Griot Abdias Nascimento: "Poucos brasileiros sabem...

Mostra em Inhotim revela caminhos de Abdias Nascimento no exílio

Intelectual de múltiplos talentos, Abdias Nascimento havia feito suas...

Museu Afro Brasil celebra centenário de Carybé

  Para homenagear o centenário de nascimento do mais baiano...

Viúva de Samora Machel diz que cabe a Moçambique e África do Sul apurar a verdade

A viúva de Samuel Machel, primeiro Presidente moçambicano, Graça...
spot_imgspot_img
-+=