Luiza Bairros Vive!

Dia 12 de julho, completa 1 ano que Luiza Bairros tornou-se uma ancestral. Estamos sem sua presença física, mas sob a poderosa influência do seu legado. Por este motivo, nesta quinta-feira (13), às 18 horas, a Câmara Municipal de Salvador por meio do mandato do vereador Silvio Humberto, realizará uma sessão de homenagem intitulada Negras Mulheres, Femininos Poderes – Luiza Bairros, um Poder que Nos Move.

Por articulação das mulheres negras em parceria com o mandato do vereador Silvio Humberto, algumas mulheres falarão sobre o convívio com Luiza Bairros e sobre a inspiração que sua trajetória legou. O grande ponto de convergência e o tom da solenidade será o da continuidade, de como de seus lugares de fala e de construção, mulheres fazem luta contra o machismo, a misoginia, contra o racismo e constroem redes de apoio e de empoderamento.

A solenidade acontecerá em julho, um mês emblemático e estratégico para as mulheres negras. Um momento para refletir sobre o que já foi feito, sobre a penetração alcançada e afiar estratégias de enfrentamento. O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, nesta noite, se transformará no lugar de corpos negros, de cabelos altos, assim como de ideias altas e prontas para urdir teias, tramas, conspirações e lutas por dignidade, por direitos e por liberdade, para nosso povo, pela honra dos que nos antecederam e pela garantia da vida dos que ainda estão por vir.

Vem de nós a força do nascer, do mover e do revolucionar. Luiza Bairros moveu a roda da história, nos alimentou e nos alimentará para sempre. Agradecemos o mais digno exemplo que foi sua trajetória e o mais encorajador desafio de sermos cada dia mais MULHERES NEGRAS. Aceitamos o desafio de ser o poder de comunicar, de religar, de desconstruir, de construir, de liderar, de juntar e de desobedecer. Somos parte engajamento, parte beleza e luta, Somos! Somos Negras Mulheres, temos Femininos Poderes e Luiza Bairros é um Poder que Nos Move.

Assinado por: Grupo de Mulheres em homenagem à Luiza Bairros


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

para lembrar

Consciência Negra 2010: O Negro e Belém

  A Fundação Curro Velho realiza a oficina de audiovisual...

Sobre Necropoética e Cinema Negro com Sotaque Mineiro

A conciliação entre negro-tema e negro-vida num cinema de...

Descendentes de escravos africanos do Brasil regressam às origens 500 anos depois

  Bissau -  Um grupo de quilombolas do Maranhão, Brasil,...

É só uma mulher negra

É só uma mulher negra - Poema de Júlio...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...
-+=