Lula cria Conselho de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial

Com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dos dois decretos que firmam o compromisso do atual governo em dialogar com os movimentos sociais para construção de políticas públicas, Lula assume compromisso com sociedade civil em cerimônia que contou com a  presença de representantes de organizações sociais.

 A cerimônia ocorreu na terça-feira (31/01), no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
O decreto assinado por Lula, fez parte de sua promessa de campanha e foi incluído no relatório final da transição do governo, feito com movimentos populares e ativistas. O Conselho de Participação Social estará sob a coordenação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo e terá a participação de 68 entidades.

Foto: Natalia Carneiro

Em discurso, o presidente afirmou que o Conselho terá “uma participação popular efetiva” onde os movimentos sociais sejam “tratados com igualdade de condições” para poder concordar ou discordar da atuação do governo.

Lula ainda destacou o compromisso do governo de combater a violência contra mulher e defendeu leis mais duras que garantam a proteção das mulheres que denunciam seus agressores e disse esperar que até o final de seu mandato, o índice de agressões contra mulheres seja o mais baixo da história do país.

Foto: Natalia Carneiro

“Nossa luta contra o feminicídio é uma luta sem trégua. Não basta uma lei para resolver este problema”. E afirmou que a agressão contra mulher é “um problema cultural” entre os homens brasileiros.

Foto: Natalia Carneiro

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...