A luta pela paz e o espírito internacionalista das Olimpíadas

O povo brasileiro tem “espírito olímpico”, basta ler sobre o orgulho que a abertura despertou em todos nós. O governo do interino ignora que o sentido internacionalista dos Jogos Olímpicos é a luta pela paz, pois desencadeou repressão generalizada sobre quem ouse bradar a insatisfação política com a conjuntura brasileira.

Por Fátima Oliveira, do O Tempo 

A postura do governo exibe ao mundo que era apenas um jogo de cena o simbolismo do garoto negro da Vila Olímpica da Mangueira, Jorge Gomes, de 14 anos, acender a “pira do povo” diante da igreja da Candelária, que há 23 anos foi o cenário de uma chacina que eliminou oito e feriu dezenas de jovens, a maioria negra!

Sediar uma edição das Olimpíada é muita responsabilidade perante o mundo, que inclui manter acesa a chama do espírito olímpico, pois a tocha é o mais antigo símbolo dos jogos – acesa meses antes de cada edição em frente ao Templo de Hera, por “11 mulheres caracterizadas como sacerdotisas” – é o elo entre os jogos da Grécia Antiga e os atuais, e simboliza a paz, a união e a amizade.

Não há consenso sobre a data de origem dos Jogos Olímpicos, em Olímpia, na Grécia. Todavia, 776 a.C. é o mais aceito pela “prova” de inscrições sobre uma corrida a pé da qual o campeão olímpico foi o cozinheiro da cidade de Elis, Coroebus. Não se sabe exatamente quando as Olimpíadas antigas foram encerradas, apenas que foi por repressão política – para uns, foi em 393 a.C., para outros, 426 d.C. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade “eram realizados a cada quatro anos, e esse período, conhecido como uma ‘olimpíada’”!

O consenso é que os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados do século VIII a.C. ao século V d.C. Embora um renascimento das Olimpíadas fosse do interesse grego desde o início da guerra de independência da Grécia do Império Otomano (1821), só foram retomadas no século XIX, quando, em 1894, o barão Pierre de Coubertin (1863-1937), pedagogo e historiador francês, fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI). Este se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cujas atribuições estão na Carta Olímpica – “codificação dos princípios fundamentais do olimpismo; regras e regulamentos adotados pelo Comitê Olímpico Internacional”.

Hoje, Olimpíadas são “um evento multiesportivo global”, com Jogos Olímpicos de Verão (1896), de quatro em quatro anos, a grande festa mundial do esporte; Jogos de Inverno (1924); Jogos Paralímpicos (2010); e Jogos Olímpicos da Juventude (2010).

A celebração de uma edição das Olimpíadas é um ritual quase místico, desde a cerimônia de abertura à do encerramento em torno dos símbolos olímpicos, que são a tocha, os anéis olímpicos, o lema, as medalhas e os mascotes.

Os anéis olímpicos – cinco aros de cores diferentes interligados – exprimem o universalismo e o humanismo, cada um representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. O fundo branco representa a paz entre os continentes. O lema, que data de 1984, é a expressão latina “Citius, altius, fortius”, definidora do espírito olímpico: “O mais rápido, o mais alto, o mais forte”. As medalhas, cunhadas pelo país-sede dos Jogos com a imagem da deusa Nike, são feitas com 494g de prata com 92,5% de pureza, e 6 g de ouro. Os mascotes, instituídos nas Olimpíadas de Munique (1972), representam características regionais.

Nosso mascote é uma mistura de vários animais de nossa fauna e se chama Vinicius, em memória do poeta Vinicius de Moraes (1913-1980), que nos disse: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.

 

+ sobre o tema

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

Palmares(Não Há Racismo no Brasil)-Poema

Jorge D`Oliveira - TEIAS - 1991 ...

A Navalhada do Dia

O Conselho Nacional de Justiça ficou mais conhecido...

Cuidando dos encantadores ‘peu-peus’ da Clarinha…

Acordo com o canto de passarinhos e, após o...

Edital para apoiar pessoas e comunidades no combate ao Coronavírus já esta aberto

A pandemia do coronavírus ameaça principalmente os negros. Dados...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...
-+=