Crime e castigo para os homens extraordinários de vídeo da Copa da Rússia

Resumir uma mulher a sua genitália é coisa de quem tem certeza de sua posição enquanto ser especial

por Renata Izaal no O Globo

Torcedores brasileiros e costa-riquenhos assistem ao jogo em São Petersburgo durante a primeira fase da Copa. No Brasil, grupos organizados defendem a paz e o respeito em competições – Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Rodion Romanovitch Raskólnikov, personagem central do clássico “Crime e castigo”, de Dostoiévski, tinha uma tese: na vida, existem pessoas ordinárias, condenadas a uma existência comum dentro das regras da sociedade, e extraordinárias, que transgridem as normas sociais sem sentir culpa nenhuma e, com sorte, realizam grandes feitos.

Os cinco brasileiros que assediam uma mulher russa no vídeo carregado de machismo, misoginia e racismo que roubou do futebol o protagonismo desta Copa certamente se julgam extraordinários.

E eles não estão sós. Fazem parte de uma parcela da elite brasileira — homens, brancos, heteronormativos e com recursos para acompanhar uma Copa do Mundo no exterior — que tem certeza do caráter extraordinário de sua existência. Seus grandes feitos não existem. Ao contrário, humilham, assediam, subjugam e dominam recorrendo a todo tipo de violência: simbólica, verbal e física. Um mínimo sentido de responsabilidade? Também não existe. Centrados em seus umbigos extraordinários, os “pais de família” recusam-se a entender o impacto de suas ações ou a se desculpar seriamente por elas. Basta dizer que foi tudo uma brincadeira feita sob o efeito do álcool. Eis o discurso da elite do atraso.

Em “Orientalismo”, marco inicial dos Estudos Pós-Coloniais, o teórico palestino Edward Said (1935-2003) analisa as ferramentas que foram necessárias para justificar a dominação colonial dos grandes impérios europeus sobre vastas áreas do Oriente. Resumidamente, da geografia à política, passando pela literatura e pelas artes plásticas, todo um discurso foi construído pela Europa de modo a afirmar sua superioridade em oposição à inferioridade quase infantil dos povos conquistados.

Mais antiga do que qualquer expansão imperialista, a dominação masculina ocorre da mesma maneira que a dominação colonial. As ideias de “sexo frágil” e do corpo feminino como um território passível de exploração — profundamente gravadas em nossas estruturas sociais — permitiram que as mulheres fossem colocadas, não sem reação, sob a tutela violenta do patriarcado.

MEDO DO ‘OUTRO’

No Brasil, cuja elite se esmera em reproduzir os mecanismos de controle dos países centrais, coronéis, empresários e políticos corruptos, senhores da casa grande e violadores de todos os tipos sempre consideraram o corpo feminino como disponível para o seu gozo — mais ou menos como os lordes na corte da rainha Vitória entendiam que as riquezas das colônias eram suas para explorar. Resumir, portanto, uma mulher a sua genitália, divertir-se com isso, e ainda tornar o ato público é coisa de quem tem certeza de sua posição enquanto ser extraordinário.

Mas tanto o machismo quanto o colonialismo escondem um fator: o medo do encontro com o “outro”, seja ele o Império Otomano às portas de Viena ou mulheres ocupando espaços além dos que lhe foram designados pelo patriarcado. A virilidade, escreveu o francês Pierre Bourdieu (1930-2002), “é construída diante dos outros homens, para os outros homens e contra a feminilidade, por uma espécie de medo do feminino”.

O machismo tão claramente demonstrado no vídeo representa nada mais do que o medo profundo que essa elite — não custa repetir: branca, heteronormativa e com recursos financeiros e políticos — tem de perder poder e controle sobre o modus operandi da sociedade. Em outras palavras, de precisar assumir que, afinal, somos todos seres ordinários.

Em “Crime e castigo”, um atormentado Raskólnikov precisa lidar com seus medos, confessar seus crimes e pagar por eles. Seu fim aparentemente trágico é, na verdade, o começo de uma nova etapa. Tomara que a vida imite Dostoiévski.

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Juarez Xavier: “Não existe meritocracia em sociedades desiguais”

Em entrevista à #tvCarta, o professor de Jornalismo Juarez...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

O que fazer para ajudar quem está num relacionamento abusivo

Todo mundo já esteve ou conhece alguém que esteve...

para lembrar

Thereza Ferraz: Simone de Beauvoir em Doses Homeopáticas – Drop 5

O mundo apresenta-se, a principio, ao recém nascido sob...

Os Ciscos do Brasil e o racismo de todo dia

"A resistência de Renato Freitas nos ensina que, se...

México tem lar para prostitutas idosas

No centro da Cidade do México, desde 2006 funciona...

Campanha contra violência política de gênero e raça

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=