Madu é presa após dar sinal de desembarque em ônibus que seria incendiado

A cantora, compositora e estudante de música, Marcella Eduarda Januária Carvalho, conhecida como Madu, de 18 anos, foi presa na madrugada da última terça-feira (14) após o ônibus em que estava ter sido incendiado por um grupo de criminosos.

Por Rafael D’Oliveira, do BHAZ

De acordo com o registro da ocorrência, a jovem estava no coletivo 342, quando, na altura do bairro Castanheiras, no Barreiro, ela deu sinal para desembarcar. A estudante é moradora da Ocupação Eliana Silva, na mesma região de BH.

Nesse momento, dois indivíduos que estavam no ponto de embarque abordaram o veículo e anunciaram que iriam incendiar o ônibus como uma retaliação às condições precárias do presídio São Joaquim de Bicas II.

A cantora fugiu do local, porém, foi presa próxima da região e acusada de envolvimento com o caso. A jovem foi encaminhada para a delegacia junto com os suspeitos do crime que também foram presos.

De acordo com a mãe da estudante, Sílvia Januária, 41, ela ficou sabendo da prisão da filha por meio de uma policial que não quis se identificar. “Ela não voltou para casa e achávamos que ela havia dormido na casa de alguma amiga. Foi quando recebemos a ligação de uma agente, informando que a Marcella estava na delegacia sendo presa injustamente”, conta.

A mãe conta que a Madu não pôde ligar pois estava com o celular sem bateria e que, além disso, os policiais envolvidos na ocorrência não deixaram que ele usasse o telefone da delegacia para contatar os pais.

A família procurou auxílio e, na tarde desta quinta-feira, foi realizada uma audiência de custódia para debater o caso. Porém, a jovem não foi apresentada para entrevista pessoal com o juiz.

“A Marcella está sendo acusada de um crime que não cometeu, por uma visão distorcida, preconceituosa e racista da PM. Além disso, o sistema prisional não se comprometeu a trazê-la na audiência, contrariando as indicações dos Direitos Humanos”, diz Thales Viote, advogado da cantora e representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mesmo que a Madu nunca tenha sido presa e com as atividades de estudante e artista comprovadas, o Poder Judiciário determinou que ela só poderia ser libertada mediante pagamento de fiança de um salário mínimo, uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar.

Grupos sociais se organizaram pela internet e conseguiram pagar a fiança de Marcella. Ela deve ser libertada até este sábado (18). Os advogados ainda tentam o recurso de Habeas Corpus para revogar as medidas de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar.

Polícia Militar

Em nota, a polícia se posicionou em relação ao fato. “A Polícia Militar fez a condução de várias pessoas no evento citado, na questão tratava-se de queima de ônibus. A PM, operadora do estado de flagrância, conduz as pessoas de acordo com os elementos possíveis que o cenário oferta aos militares que se encontram na ocorrência. Na ocasião, na visão dos militares, havia elementos suficientes para a condução dos envolvidos à deliberação da polícia investigatória. Aos envolvidos foi garantida a incolumidade física, bem como todos os direitos constitucionais. Demais informações do processo de persecução criminal devem ser percebidos com a polícia judiciária”.

+ sobre o tema

O poder do amor próprio

Minha história se inicia no dia 30/01/1993, em uma...

Na guerra entre polícia e PCC, a vítima é o estado de direito

O governador Geraldo Alckmin tem afirmado que nas ações...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Mulheres pretas acadêmicas

Seguindo os últimos textos, onde destaquei algumas mulheres que...

para lembrar

Pastor Marco Feliciano será investigado por suposto racismo

A Frente Parlamentar pela Igualdade Racial vai analisar...

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

Ao censurar comercial do BB, governo mostra ter medo da diversidade; decisão vai na contramão do mercado

Homogeneizar campanhas publicitárias é incitar preconceito contra grupos que...

Policiais do Garra são suspeitos de matar professor de jiu-jitsu em SP

Delegacia especializada investiga ação que matou homem em cortiço.Agentes...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=