Racismo à brasileira já estabeleceu suas regras e impôs seus limites

A morte da menina Fernanda Adriana Pinheiro, de 7 anos, na Maré, assim como as mortes do menino Eduardo no Alemão e tantas outras crianças, adolescentes e adultos mortos no estado do Rio de Janeiro, não são resultado somente da política fracassada de Segurança Pública adotada até o presente momento.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

O Racismo Institucional estruturante das ações que resultam em verdadeiras catástrofes e tragédias como estas, e que vai por conta deste mesmo racismo, não traduzir para a sociedade de modo geral estas ações como inconcebíveis em um outro ambiente que não seja o habitado por pessoas negras e pobres.

A responsabilidade de um cenário cada vez mais nebuloso para o futuro de milhares de crianças como as citadas neste artigo, e da população habitante nas favelas e periferias do estado e também do Brasil, de modo geral, também é da sociedade que desumaniza o seu outro, o seu diferente.

A falta de empatia da classe média branca brasileira, privilegiada pela descendência européia estimulada com políticas públicas de imigração, e incentivos fiscais do Estado Brasileiro para diminuírem a miscigenação e fomentar o embranquecimento dos futuros cidadãos e cidadãs, amplifica o fenômeno da guerra aos pobres e o eleva ao status de genocídio.

Não há outra palavra para a morte de mais de cinquenta mil pessoas de um mesmo grupo étnico (negros e pardos), da mesma faixa etária (14-29), e sobretudo, com as mesmas características de ocupação do espaço das cidades (favelas e periferias), da mesma classe social (C,D,E) e compartilham o mesmo gênero (masculino).

Ou seja, percebe-se um desejo de aniquilamento da possibilidade de futuro e continuidade deste grupo. O racismo à brasileira não precisou e nunca precisará de placas, de leis explicitamente redigidas a cerca de.

O racismo à brasileira já estabeleceu suas regras e já impôs seus limites. Aboliu-se a escravidão, mas os servidores da casta dominante preparam a reparação de seus senhores ressentidos, com a Reforma da Previdência e em seguida a Reforma Trabalhista.

Enfim, o slogan é a arte visual da propaganda oficial do governo federal, amplamente divulgado em todos os veículos de comunicação, nos alertam que de fato nunca fomos um país de todos e todas. Que pena, seríamos imbatíveis!

* Colunista, Pesquisadora, Consultora na ONG Asplande e Membro da Rede de Instituições do Borel

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Corregedoria suspeita que policiais venderam dados de PMs a bandidos

A Corregedoria da Polícia Militar suspeita que policiais...

Polícia investiga morte de integrante do grupo AfroReggae

Policiais da Divisão de Homicídios (DH) investigam a morte...

Corregedoria investiga oito PMs suspeitos de participação em assassinatos em SP

A Corregedoria da Polícia Militar (PM) investiga oito policiais...

Manifestação reúne mil jovens contra o governo Alckmin

Marcha pela Jornada Nacional de Lutas da Juventude...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=