Mandela destaca honra de realizar Copa na África

CIDADE DO CABO (Reuters) – A África do Sul realizou na sexta-feira uma cerimônia eficiente e reluzente para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, e o ex-presidente Nelson Mandela disse que seu país recebe com orgulho e humildade a oportunidade de ser a primeira nação do continente a organizar o torneio mais importante do esporte mais popular do planeta.

Por Barry Moody

Reuters

O sorteio serviu para decidir onde, quando e contra quem as 32 seleções classificadas farão seus primeiros jogos na Copa de 2010. Os organizadores levaram para a festa três prêmios Nobel, inclusive Mandela, o estadista mais respeitado da África. A festa foi apresentada pela atriz local Charlize Theron, num vestido de festa vermelho-vivo, e pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Estiveram presentes também grandes jogadores do passado, como o português de origem moçambicana Eusébio, o camaronês Roger Milla, o alemão Franz Beckenbauer e o francês Michel Platini, presidente da Uefa. O inglês David Beckham, ainda em atividade, participou do sorteio propriamente dito.

Conforme se esperava, a cerimônia teve um forte sabor africano, com muitos números de danças típicas e apresentações de cantores do continente, com destaque para Dominique Kidjo, do Benin. Estima-se que 250 milhões de pessoas tenham assistido pela TV em 200 países.

Num dos momentos mais intrigantes, animais selvagens apareceram jogando futebol em um vídeo.

“HONRA SINGULAR”

Aos 91 anos, com a saúde fragilizada, Mandela enviou sua mensagem por vídeo, de sua casa, em Johanesburgo. “Nós nos sentimos privilegiados e humildes por a África do Sul ter recebido a singular honra” de organizar a primeira Copa da África, declarou o herói sul-africano, que passou 27 anos preso sob o regime do Apartheid, sendo 18 deles em Robben Island, que fica a poucos quilômetros da costa da Cidade do Cabo.

“Devemos aspirar à excelência (…), para garantir que o evento deixe um duradouro legado para toda a nossa gente”, disse Mandela, eleito em 1994 como primeiro presidente da África do Sul democrática.

O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, também citou o orgulho “dos sul-africanos e dos africanos”, e acrescentou que todos os preparativos para a Copa estão transcorrendo dentro dos prazos.

Zuma afirmou ainda que tem confiança de que a Copa permanecerá na África depois do torneio – ou seja, que uma das seis seleções africanas ganhará a Copa, que vai de de 11 de junho a 11 de julho.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Beijing acolhe Conferência China-África sobre indústria cultural

Representantes de 26 países africanos, incluindo Angola, e...

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da Europa”

Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

para lembrar

Contra pirataria, Brasil expande ação naval na África

Para proteger riquezas marítimas como as reservas do...

Japão também quer a riqueza africana

Yokohama, Japão, 17/6/2013 – O Japão, terceira economia...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=