Maternidade: tudo bem ser o que você quiser

Estava assistindo Grey`s Anatomy e me veio a cabeça falar de maternidade. Tudo isso porque assisti o clássico episódio onde Christina descobre que está grávida do Owen e decide abortar, enquanto Meredith está em processo de adoção de uma menina junto com Derek. Vejo nesse episódio e nos seguintes uma questão que muito me assusta: a.decisão de ser mãe vai muito além apenas da vontade da mulher.

Texto de Sara Joker.

Já foi conversado sobre esse episódio por aqui: Aborto, de quem é a decisão final? Me lembro de como foi que me senti com todo o incomodo de Owen, não por ele querer ser pai, mas por ele não conseguir entender que uma mulher não desejar uma gravidez não significa privar seu companheiro de decidir ser pai.

Sim, na maioria das vezes, a decisão de ter ou não filhos é feita pelo casal, mas engravidar deveria (já que o aborto não é legalizado em muitos países e aí as mulheres não tem plenos direitos reprodutivos) ser uma decisão que só a mulher pode tomar. Conjugês não deveriam escolher se uma pessoa mantém ou não uma gravidez. Só quem terá a gestação poderia dizer se é de sua vontade mesmo prosseguir. Seja porque não é o momento certo, porque não deseja uma gravidez ou por qualquer motivo que não nos cabe julgar.

Sim, existem mulheres que, como Christina, não desejam engravidar. E precisamos esquecer o clichê de que toda mulher só será completa após gerar uma criança. Isso não é só machista, é também muito cissexista. Reduz mulheres a uma encubadora, excluindo mulheres cis que são estéreis e mulheres trans do conceito de “mulher”.

Não deveríamos reduzir pessoas a estereótipos, colocando todas em caixas de “feminino” ou “masculino”. Uma mulher pode se realizar como bem entender, sendo mãe, sendo uma profissional exemplar, sendo as duas coisas ou sendo o que quiser! Somos muito maiores que características, somos pessoas complexas demais para se rotular e ser encaixadas em grupos.

Então, se você não pode gerar uma criança, quer ser mãe e vai recorrer a outros métodos, tudo bem! Se você pode gerar uma criança, mas prefere adotar, tudo bem! Se você pode gerar e quer gerar, tudo bem! E se você não gostar de nenhuma dessas opções e quiser qualquer outra coisa, tudo bem!

Sara Joker

Artista visual, quadrinista, atriz e cantora. Formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, pós graduada em Psicanálise. Nerd de humanas, adora RPG, quadrinhos, filmes cabeça, rock e livros. Se interessa por questões relacionadas as lutas pelos direitos das mulheres, negros e LGBTTs.

 

Fonte: Blogueiras Feministas

+ sobre o tema

A campanha #meuamigosecreto viralizou e a casa do machismo virtual caiu

A hashtag #meuamigosecreto constituiu-se como movimento internáutico divertido e criativo. Primou...

Comentário sexista faz Kátia Abreu jogar vinho na cara de Serra

Senador tucano entrou na conversa sem ser convidado durante...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Mídias independentes, gênero e sexualidade

No sábado passado, dia 22 de agosto de 2015,...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Minha decepção com o machismo do Dalai. Por Nathalí Macedo

Cresci ouvindo falar das citações famosas de Dalai Lama....
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...
-+=