Médica Fátima Oliveira deixou legado de uma saúde pública antirracista

É com muito orgulho, que escrevo sobre Dra. Fátima Oliveira, mulher negra, feminista, médica, defensora incansável dos direitos sexuais e reprodutivos, onde deixou grande legado nas suas pesquisas, articulando as questões de gênero raça e classe social. Fátima Oliveira, 63 anos, médica, feminista emancipacionista, escritora, avó de Maria Clara, Luana e Lucas e mãe de Maria, Débora, Lívia, Gabriel e Arthur, faleceu no dia 05 de novembro de 2017.

Dra. Fátima Oliveira veio de uma família de origem pobre mas sempre teve o sonho de ser médica e lutar pelo seu povo. Foi autora de vários livros e pesquisas publicadas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde contribuiu com textos sobre as doenças prevalentes na população negra. Sempre preocupada com as mulheres negras brasileiras quando foi uma grande ativista na questão da legalização do aborto enaltecendo a linha de uma sociedade igualitária, sem machismo e sem homofobia ou ódio religioso. Fátima nos ajudou a dar visibilidade às questões das mulheres negras na fase preparatória da Conferencia de Beijing(China), colocando a saúde das mulheres negras periféricas propondo a melhoria do acesso dessas mulheres nas unidades de saúde, sempre preocupada com a violência obstetrícia.

Membro fundadora da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Sexuais Reprodutivos, Fátima deixa um legado indescritível, entre eles a atuação na luta dos direitos reprodutivos e saúde da Mulher Negra.

Atuava no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte como médica, contribuiu com o estudo da Saúde da População Negra, Bioética, Programa Nacional de Anemia Falciforme, escrevendo vários artigos de relevância.

Foi membro do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR) e do Conselho Consultivo da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC). Foi uma grande ativista das questões étnico-raciais e feministas, além ter sido uma árdua defensora do Sistema Único de Saúde e da Democracia. Militou na UNEGRO e no Partido Comunista do Brasil.

Começou a participar da luta feminista pela saúde da mulher em âmbito de organização coletiva nas preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher, que aconteceu entre os dias 10 a 16 de outubro de 1986. Passou no vestibular de Medicina (1973), no bairro de Fátima, em São Luís, integrou um trabalho denominado Ninho (atual Pastoral da Mulher Marginalizada, da Igreja Católica), onde objetivo era aproximação com prostitutas para conversar sobre cuidados com a saúde delas e dos filhos, com encaminhamentos de consultas, remédios, alimentação, roupas, etc.

Credenciada pelo INAMPS e FUNAI, participando da ação política chamada Barco da Saúde, percorreu as regiões ribeirinhas do Tocantins, para atendimento médico, odontológico, exames laboratoriais totalmente gratuitos.

Grande defensora do SUS, reivindicava o conceito de integralidade do atendimento da saúde da Mulher, estando no front das defesas da materialidade da criação do SUS Lei. 8080/88 e posteriores até os dias de hoje. Continuou agregando energia, artigos, participações e protagonismo, para a sua manutenção e aplicação integral.

Mulher Negra de energia, reconhecia os aspectos sistemáticos que pressionavam e tentavam golpear a Democracia, mas sempre se manteve incansável na defesa da cidadania plena e do direito a igualdade de oportunidades para todos e todas, em particular a defesa das mulheres negras.

Doutora Fátima de Oliveira, esteve presente na luta de combate ao racismo e na defesa de mulheres brasileiras.

 

Ubiraci Matildes é administradora, gestora Pública na Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, coordenadora Executiva do Fórum Nacional de Mulheres Negras e membro da direção nacional da Unegro.

 

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

À beira do Rubicão plantei lavandas para Dilma Rousseff

Por: Fátima Oliveira Após três debates eleitorais televisionados, a corrida...

Os bilhetinhos aos pés da santa que protege as mulheres

Em 1º de setembro, o papa Francisco deu permissão,...

Caminhada Cultural pela Liberdade Religiosa e pela Paz

 - Fonte: O Tempo - Para defender o exercício da...

Depois das alvíssaras da Maria Clara, que venha 2010!

É difícil não se contagiar com a iminência de...
spot_imgspot_img

Representatividade negra importa

Frederick Douglass, W.E.B Du Bois, Rosa Parks, Toni Morrison, Audre Lorde, Nina Simone. Quem é minimamente versado na história dos Estados Unidos (naquilo que ela tem...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de bolinha, rede e pula pula, a pequena Lara de Almeida, 4, é acompanhada por uma...
-+=