Vacina e racismo: brancos são 2 vezes mais vacinados do que negros, diz Agência Pública

Enviado por / FonteHypeness

O racismo é de tal forma estrutural no Brasil que pode ser medido em qualquer contexto ou prática social – incluindo a vacinaçãocontra a Covid-19: apesar da primeira pessoa vacinada no Brasil, Mônica Calazans, ser uma mulher negra, passados dois meses do início da vacinação no país atualmente o quadro se inverteu em dobro, e para cada pessoa negra que recebeu uma dose, duas pessoas brancas são vacinadas por aqui.

O dado é parte de um levantamento amplo sobre o tema, realizado pela Agência Pública e publicado no último dia 15 de março.

As informações se referem aos primeiros 8,5 milhões de pessoas que já receberam ao menos uma dose da vacina por aqui, e a gravidade da conclusão não se mede somente pelo fato da maioria da população brasileira ser negra: no trágico cenário da pandemia nacional, os negros são maioria absoluta entre os contágios registrados e também os números de casos fatais da doença. Assim, a população negra está mais exposta à Covid-19, morre mais por conta da doença, e no entanto é menos vacinada.

Mônica Calazans é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil (Foto: Getty Images)

E tal quadro se agrava ainda mais na proporção geral da população, visto que somente 4,5% da população brasileira havia sido vacinada até o dia da publicação do relatório.

Os números são alarmantes: em um país com 88,7 milhões de pessoas brancas e 119,2 milhões de pessoas negras segundo dados do IBGE levantados em 2019, cerca de 3,2 milhões de pessoas brancas receberam a vacina diante das cerca de 1,7 milhão de pessoas negras que já foram vacinadas.

Vacinação em um posto de saúde em São Paulo (Foto: ALEXANDRE SCHNEIDER /GETTY IMAGES)

Um dos elementos mais elementares e simbólicos que promove tal desigualdade racial é a diferença na expectativa de vida das populações brancas e negras para uma vacinação que deu preferência às populações idosas.

“A população negra que chega a mais de 90 anos é menor que a população branca [na mesma faixa etária] porque a expectativa de vida da população negra é menor, tanto pela morte da juventude negra, por causas externas, quanto por todos os outros acometimentos que o racismo impacta, como a forma que se acessa saúde”, afirmou a médica Rita Borret, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, para o relatório.

O racismo estrutural influenciando a vacinação

Um outro elemento que provocou tal desigualdade no processo de vacinação foi a determinação do que é ou não é um serviço essencial: trabalhadores terceirizados em hospitais, de setores como a limpeza e segurança, de maioria negra, não foram selecionados como preferenciais para receber a vacina.

Em suma, portanto, o cenário amplo apontado pelo relatório mostra em um sentido abrangente e efetivo o funcionamento do racismo estrutural no país, sob a lente de situação tão urgente quanto o da pandemia e da vacinação.

De acordo com o relatório, a Pública procurou o Ministério da Saúde, a fim de esclarecer se haveria algum programa ou política para corrigir ou reduzir tal desigualdade racial, mas não obteve qualquer resposta. Os números, dados e informações completas estão no relatório da Agência Pública, publicado aqui.

 

Fonte: Hypeness

 

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=