Meu problema é pequeno comparado à atrocidade com Marielle, diz Lula

Enviado por / FontePor Nathan Lopes, do UOL

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) qualificou como “atrocidade” a morte da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada a tiros na noite de quarta-feira (14) no Rio de Janeiro. Alvo de sete processos na Justiça, o petista diz que, hoje, seu problema é pequeno “diante da atrocidade que fizeram com a menina de 38 anos”.

Lula participou, nesta quinta-feira (15), na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) para o Encontro Internacional Parlamentar, evento ligado ao Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador.

“Ela, lamentavelmente, morreu. A gente não tem como devolvê-la aos seus. Mas eu acho que a gente tem que fazer desse acontecimento quase que uma profissão de fé para a gente não permitir que outras atrocidades como essa aconteçam em qualquer lugar do território nacional”.

Além de Lula, o governador baiano, Rui Costa (PT), também lembrou que Marielle foi “eleita pela favela” e que sua morte não pode passar em branco”.

O evento começou com um minuto de silêncio em memória da vereadora, que foi seguido da exaltação. “Marielle Presente”.

Mais tarde, em entrevista à TV Aratu, de Salvador, Lula disse que conversou por telefone com a irmã e a mãe de Marielle, e disse que quer visitá-las quando for ao Rio de Janeiro.

O ex-presidente defendeu que se faça pressão para que as autoridades “não meçam esforços para pegar os safados que fizeram isso com uma moça de bem” que cumpria o seu mandato.

Marielle foi assassinada nesta quarta (14) à noite a tiros dentro do carro onde estava. A vereadora voltava de um evento chamado “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Lapa, também na região central, quando um carro emparelhou com o veículo em que ela estava e efetuou disparos.

A perícia da Polícia Civil identificou ao menos nove disparos contra o veículo, todos na direção da vereadora, que estava no banco de trás. Marielle foi atingida por ao menos quatro tiros e morreu na hora. O motorista Anderson Pedro M. Gomes, 39, também foi atingido pelos disparos e morreu no local. A principal linha de investigação da polícia é de execução.

*Colaborou Bernardo Barbosa, do UOL em São Paulo

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Nota da coalização negra por direitos sobre o Covid-19

Estamos às portas de uma grave crise, com o...

Jornalista de Carta Capital registra falecimento tucano

Para Leandro Fortes, "a reação formal do PSDB ao...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Pré-candidato a deputado, Romário “aprende” a votar no Congresso

Pré-candidato a deputado federal pelo PSB, o...

Após censurar post de ‘Dilma Bolada’, Facebook pede desculpas

Facebook censurou post do perfil Dilma Bolada que fazia...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=