Meu problema é pequeno comparado à atrocidade com Marielle, diz Lula

Enviado por / FontePor Nathan Lopes, do UOL

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) qualificou como “atrocidade” a morte da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada a tiros na noite de quarta-feira (14) no Rio de Janeiro. Alvo de sete processos na Justiça, o petista diz que, hoje, seu problema é pequeno “diante da atrocidade que fizeram com a menina de 38 anos”.

Lula participou, nesta quinta-feira (15), na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) para o Encontro Internacional Parlamentar, evento ligado ao Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador.

“Ela, lamentavelmente, morreu. A gente não tem como devolvê-la aos seus. Mas eu acho que a gente tem que fazer desse acontecimento quase que uma profissão de fé para a gente não permitir que outras atrocidades como essa aconteçam em qualquer lugar do território nacional”.

Além de Lula, o governador baiano, Rui Costa (PT), também lembrou que Marielle foi “eleita pela favela” e que sua morte não pode passar em branco”.

O evento começou com um minuto de silêncio em memória da vereadora, que foi seguido da exaltação. “Marielle Presente”.

Mais tarde, em entrevista à TV Aratu, de Salvador, Lula disse que conversou por telefone com a irmã e a mãe de Marielle, e disse que quer visitá-las quando for ao Rio de Janeiro.

O ex-presidente defendeu que se faça pressão para que as autoridades “não meçam esforços para pegar os safados que fizeram isso com uma moça de bem” que cumpria o seu mandato.

Marielle foi assassinada nesta quarta (14) à noite a tiros dentro do carro onde estava. A vereadora voltava de um evento chamado “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Lapa, também na região central, quando um carro emparelhou com o veículo em que ela estava e efetuou disparos.

A perícia da Polícia Civil identificou ao menos nove disparos contra o veículo, todos na direção da vereadora, que estava no banco de trás. Marielle foi atingida por ao menos quatro tiros e morreu na hora. O motorista Anderson Pedro M. Gomes, 39, também foi atingido pelos disparos e morreu no local. A principal linha de investigação da polícia é de execução.

*Colaborou Bernardo Barbosa, do UOL em São Paulo

+ sobre o tema

Somos todos Maju?

O que as hashtags #somostodos... mobilizam? O advento das...

A coragem de Marielle e a importância do feminismo negro

No dia 14 de março de 2018, acompanhamos a...

O Oscar, enfim, escutou: diversidade importa

Há algo de novo no reino dos homens brancos...

17/09 – Na BA, Jaques Wagner tem 53%, e Paulo Souto, 16%, diz Datafolha

Pesquisa foi realizada na segunda-feira (13) e na terça...

para lembrar

Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar o Oscar

No momento em que muito se discute sobre a...

Pelo fim do uso de “carente”

  Há evolução no universo do investimento social. "Assistencialismo", "paternalismo",...

Presta atenção, intolerante!

No país onde está metade das 50 cidades mais...

Parabéns, imprensa: é fascismo

O Brasil vive um momento delicado, política e economicamente...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...
-+=