Milhares de mulheres protestam contra Trump nos EUA

Enviado por / FonteDW

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em várias cidades dos Estados Unidos para a Marcha das Mulheres, em protesto contra o presidente Donald Trump e sua indicada a uma vaga na Suprema Corte americana, a conservadora Amy Coney Barrett.

Organizadores afirmam que mais de 100 mil pessoas participaram de mais de 400 manifestações realizadas neste sábado (17/10) em todo o país, de Nova York a Los Angeles.

Os protestos – inspirados na primeira Marcha das Mulheres ocorrida em Washington no dia seguinte à posse de Trump em 2017 – também homenagearam a ex-juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg, que morreu em 18 de setembro, aos 87 anos.

A diretora-executiva da marcha, Rachel O’Leary Carmona, abriu o dia de manifestações pedindo aos participantes que mantivessem distâncias seguras entre si devido à pandemia de coronavírus, afirmando que o único evento “superpropagador” de covid-19 deveria ser um recente promovido pela Casa Branca. Aos manifestantes foi recomendado o uso de máscaras.

Carmona falou ainda sobre o poder das mulheres para tirar Trump do poder. “A presidência dele começou com mulheres marchando e agora vai acabar com mulheres votando. Ponto final.”

“Vote para o futuro de sua filha”, diz um dos cartazes

Cartazes erguidos por manifestantes durante as marchas ecoavam o discurso pró-voto, trazendo mensagens como “Vote para o futuro de sua filha” e “Lute como uma garota”.

“É muito importante estar aqui e tentar encorajar pessoas a votarem contra Trump e suas políticas misóginas, especialmente agora, com a covid-19, quando muitas pessoas estão isoladas”, disse à agência de notícias AFP a manifestante Yvonne Shackleton, em Nova York.

A cidade foi palco de cinco marchas separadas, incluindo uma pequena no Brooklyn, bairro onde Ruth Bader Ginsburg cresceu.

Em Washington, os manifestantes marcharam da Casa Branca até o Capitólio, sede do Congresso americano, e a Suprema Corte. Um pequeno contraprotesto ocorreu a favor de Barrett.

O apoio das mulheres a Trump caiu consideravelmente. O presidente está 23 pontos percentuais atrás de seu adversário democrata, Joe Biden, entre as prováveis eleitoras do sexo feminino, segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo Washington Post/ABC News.

Nova York registrou cinco marchas em locais distintos

A possível substituta de Ginsburg

Ícone na defesa dos direitos das mulheres, Ruth Bader Ginsburg foi uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal, e sua morte abriu uma vaga na Suprema Corte americana, a qual Amy Barrett pretende agora ocupar. Mas as duas não poderiam ser figuras mais contrastantes.

Com Barrett, os conservadores americanos veem uma adição robusta na composição da Corte para tentar reverter bandeiras progressistas, como o direito ao aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e leis que restringem posse e porte de armas.

Vários manifestantes expressaram indignação com o fato de os republicanos estarem dispostos a confirmar a indicação feita por Trump tão perto das eleições presidenciais de 3 de novembro.

Em 2016, parlamentares do partido se recusaram a ouvir o candidato para a Suprema Corte nomeado pelo ex-presidente Barack Obama mais de seis meses antes das eleições, justificando que o próximo presidente eleito deveria escolher o ocupante da vaga. Enquanto isso, uma votação sobre a nomeação de Barrett está marcada para a próxima quinta-feira.

Caso seu nome seja efetivamente aprovado pelo Senado, a juíza federal de 48 anos, uma novata no sistema Judiciário, com apenas três anos de experiência, pode se tornar uma das mais jovens integrantes da Suprema Corte dos EUA, influenciando a vida pública americana pelas próximas décadas e sedimentando uma orientação conservadora do tribunal.

Fonte: DW

+ sobre o tema

Maioria entre informais, mulheres têm lugar central na inédita renda emergencial

Por três meses, mães chefes de família terão acesso...

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Recriando nossas potencialidades e enfrentando o medo de contar nossa própria história

Por que é tão difícil para nós mulheres negras...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

São Paulo publica estudo sobre mobilidade das mulheres na cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) acaba de...

Demência atinge 6,6 milhões de mulheres, mais do dobro dos homens

A demência atinge na Europa cerca de 6,6 milhões...

Na prática a teoria é outra: as barreiras da sororidade

Depois da pizza no jantar de terça, eu corria...

Dados são aliados na formulação de políticas públicas para as mulheres

Orientar novas narrativas e futuros, a partir das mulheres,...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=