Milhares de pessoas marcharam em memória de Giovani Rodrigues

Não só em Portugal, mas também em Paris, Londres e Cabo Verde – milhares de pessoas em silêncio pela morte do jovem cabo-verdiano.

Do JORNAL I

Foto: Facebook Peps Clicks

Este sábado, milhares de pessoas saíram à rua em memória de Giovani Rodrigues, o jovem que morreu na madrugada do dia 31 de dezembro, no Porto. Por todo o país – Lisboa, Bragança e Porto foram algumas das cidades – ouviram-se gritos de homenagem ao jovem cabo-verdiano, que tinha chegado a Portugal há pouco mais de dois meses e estudava Design de Jogos Digitais. As manifestações estenderam-se também a Paris, Londres, Luxemburgo e Cabo Verde.

Na capital portuguesa, cerca de três mil pessoas estiveram em silêncio no Terreiro do Paço, durante mais de 20 minutos. Depois dirigiram-se ao Rossio e subiram a Avenida da Liberdade, onde foi necessário cortar o trânsito até à Praça do Marquês de Pombal. “#justiçaparagiovani”, lia-se nas camisolas brancas que os manifestantes vestiam.

Em Bragança, cidade onde estudava o jovem cabo-verdiano, que morreu dez dias depois de ser internado, juntaram-se perto de duas mil pessoas que percorreram dois quilómetros em marcha silenciosa. E a pergunta exibida nos pequenos cartazes era “quem matou Giovani?”.

No mesmo dia, cerca de mil pessoas gritaram “justiça para Giovani” na cidade da Praia, em Cabo Verde. A tensão subiu e alguns manifestantes conseguiram passar as barreiras policiais e chegar à porta da embaixada portuguesa. A Polícia Nacional cabo-verdiana foi obrigada a intervir e impediu que os manifestantes avançassem. Depois disso, as pessoas dirigiram-se para a residência oficial do Presidente da República e estiveram também concentradas à porta da residência da embaixadora de Portugal, Helena Paiva.

Votos de pesar não são consensuais A Assembleia República aprovou na passada sexta-feira sete votos de pesar pela morte de Pedro Fonseca, que morreu na sequência de um assalto em Lisboa, e pela morte de Giovani Rodrigues. Mas as votações não foram consensuais. O Livre apresentou um voto de pesar pela morte do jovem cabo-verdiano que contou com a abstenção do CDS e o voto contra do Chega. No documento apresentado pela deputada Joacine Katar Moreira pode ler-se: “A luta contra o ódio e o racismo é também a luta pelo reforço da democracia”. Já do lado do CDS foi apresentado um voto de pesar pela morte dos dois jovens que contou com a abstenção do Livre e a aprovação dos restantes partidos.

 

Leia Também:

Joacine manifesta “consternação” e “repúdio” por morte de estudante

Cabo Verde pede “justiça” para caso de estudante que morreu após agressões em Bragança

+ sobre o tema

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

para lembrar

Mortes de negros na periferia resultam de escolhas históricas de governo

Pesquisa aponta alto número de jovens negros assassinados como...

Grupo Prerrogativas denuncia o genocídio negro no Brasil

"O Brasil tem uma dívida histórica com a população...

Jovem de 20 anos morre vítima de bala perdida no Rio

Rebeca Nunes dos Santos foi atingida na cabeça quando...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...

Câmara do Rio de Janeiro promove encontro entre familiares de vítimas da violência do Estado

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu o “Café das Fortes” que reúne mães e familiares de vítimas do genocídio...
-+=