Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Enviado por / FonteFolha de São Paulo, por AFP

Escritora caribenha abordou em seus 30 livros temas como África e a escravidão e dirigiu centro de estudos em Nova York

Grande voz da literatura francófona, a escritora de Guadalupe Maryse Condé morreu na madrugada desta terça-feira (2), segundo informou à AFP seu marido, Richard Philcox.

A causa da morte não foi revelada, mas a escritora já havia sofrido antes um acidente vascular cerebral e tinha uma doença neurológica que a fez a ditar o seu último romance, “O Evangelho do Novo Mundo”.

Nascida em Pointe-à-Pitre em fevereiro de 1934, Maryse Condé abordou em seus 30 livros temas como África, a escravidão, o colonialismo, a diáspora e as múltiplas identidades negras.

Vencedora do New Academy Prize de 2018, um espécie de Nobel alternativo, seu nome foi cotado diversas vezes para o Prêmio Nobel de Literatura pela repercussão e perenidade de livros como “Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem”, “O Coração que Chora e que Ri” e “O Evangelho do Novo Mundo”, publicados no Brasil pelas editoras Bazar do Tempo e Rosa dos Tempos.

Também era muito conhecida nos Estados Unidos, onde viveu por 20 anos em Nova York. Na cidade americana, inaugurou e dirigiu um centro de estudos francófonos na Universidade de Columbia.

“Sempre trabalhei com ela em diferentes editoras e admirava profundamente sua influência, sua coragem. Inspirou muitos escritores a iniciar uma carreira”, declarou à AFP seu editor, Laurent Laffont.

Condé era a mais nova de oito filhos. Até o final de sua adolescência Maryse Condé não havia se percebido negra. Nunca tinha ouvido falar da escravidão nem da África.

Sua mãe, professora, a proibiu de falar crioulo e a obrigou a aprender francês. Somente aos 16 anos, quando chegou a Paris, que se deu conta da barreira que sua cor de pele impunha.

“Quando vim estudar na França descobri os preconceitos das pessoas. As pessoas acreditavam que eu era inferior só porque era negro. Tive que provar a elas que era talentosa e mostrar a todos que a cor da minha pele não importava —o que importa está no seu cérebro e no seu coração”, disse a escritora em entrevista ao jornal The Guardian.

Começou a escrever aos 42 anos, após 12 anos de dificuldades, e conseguiu graças a Richard Philcox, que se tornou seu tradutor.

Em 1976, estreou com “Heremakhonon”, onde expunha as misérias da vida na Guiné, que causou polêmica e chegou a ser retirado de circulação pela virulência de suas críticas; depois “Segu”, editado em dois volumes em 1984 e 1985 —um sucesso de vendas sobre o império bambara no século 19 no Mali, que reflete sobre o caráter destrutivo do colonialismo.

Além dos romances, foi dramaturga, autora de literatura infantil e ensaísta, com destaque para as reflexões de “Victoire, les Saveurs et les Mots”, ou os sabores e as palavras, de 2006, sobre a culinária e sua avó.

+ sobre o tema

Brasil: Legislação das domésticas considerada ‘nova abolição da escravatura’

Maria Cláudia Santos   A nova lei iguala os direitos dos...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

Uma em cada cinco mulheres britânicas na menopausa pensa em abandonar seu emprego

Quase um quinto da força de trabalho feminina que...

Em meio a gritos de “estupra”, jovem sofre abuso coletivo no Metrô

Testemunha relata que grupo de pessoas no vagão mandava...

para lembrar

Mmuheres de axé: A liderança feminina nos terreiros

O combate à intolerância religiosa e à desigualdade O Conversa...

Primeiras-damas ou damas decorativas com pimentões?

O banal programa para as esposas dos líderes na...

“Julho das Pretas” Enfrentamento ao racismo, fim da violência e pelo bem viver

O “Julho das Pretas” está na quinta edição de...

A História estuprada do Brasil

Vivemos tempos de questionamentos. De enfrentamento aos privilégios. De...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=