Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é uma referência da cultura e da arte no Brasil. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.

No livro Nei Lopes, primeira biografia da Coleção Retratos do Brasil Negro, o jornalista Oswaldo Faustino conta em detalhe a trajetória desse grande intelectual brasileiro e aborda com maestria todas as facetas de sua vida. “Ele é uma usina do pensar”, revela o autor.

Como admirador, Faustino aceitou com entusiasmo o convite para escrever a biografia do intelectual. Foram quatro meses de trabalho, incluindo contatos por telefone, troca de e-mails e dois encontros, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, para reunir as histórias que mostram os diversos talentos do homem que é hoje a grande referência no estudo da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo.

Os oito capítulos que compõem a biografia incluem um breve flashback, destacando fatos relevantes que ocorreram em maio de 1942, data em que nasceu o caçula de uma família de treze irmãos. Foi um ano conturbado no cenário nacional e internacional, com os conflitos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.

O autor fala sobre o envolvimento de Nei Lopes com as artes plásticas e a aprovação, em primeiro lugar, no disputadíssimo concurso da Escola Técnica Visconde de Mauá. Fala sobre sua dedicação à poesia, ao desenho e ao teatro, bem como sobre sua formação como advogado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1962, que fez dele o primeiro universitário da família.

A biografia inclui ainda dados sobre a participação de Nei Lopes na política estudantil e na luta contra a ditadura militar por meio de peças teatrais, além do seu envolvimento no movimento negro e nas escolas de samba. Traz também um capítulo especial sobre seu incomparável talento musical, incluindo a relação de suas principais obras literárias e discográficas e alguns versos musicais.

Serviço:

Título: Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Autor: Oswaldo Faustino

Coordenadora da coleção: Vera Lúcia Benedito

Editora: Selo Negro Edições

Preço: R$ 19,90

Páginas: 120

Atendimento ao consumidor: (11) 3865 – 9890

Site: www.selonegro.com.br

Matéria original

+ sobre o tema

Três anos da morte do menino Miguel no Recife

Neste 2 de junho, a morte do menino Miguel Otávio...

Mais um homem no STF reforça a importância de uma mulher negra na Corte

Com a oportunidade disruptiva de mudar a quadra histórica,...

Em ‘Submundo’, Abdias Nascimento nos faz enxergar o Brasil atual

Quem acompanha a trajetória de Abdias Nascimento (1914-2011) pouco tem ideia...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as...

para lembrar

Eu, Racista

Essa é uma tradução para o português do artigo...

Amiguinho negro de estimação/ Tão racista quanto seu comentário

Amiguinho negro de estimação/ Tão racista quanto seu comentário Estou...

São Paulo Diverso 2

No momento em que tanto se clama pelo retorno...

Negros ainda não ocupam o lugar que lhes é devido na sociedade

Por Nilma Lino Gomes, ministra das Mulheres, da Igualdade...
spot_imgspot_img

Mudar a pergunta é revolução

O assassinato de Genivaldo de Jesus —o homem negro, com esquizofrenia, asfixiado até a morte numa viatura transformada em câmara de gás por policiais rodoviários federais—...

Mulher é resgatada de trabalho análogo à escravidão após 47 anos no RS

Uma força-tarefa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal...

Lei 10639 entre a folclorização caricata e o compromisso político-pedagógico com a educação antirracista

Imagine passar quase uma década da vida num espaço que remete ao final do século XIX, tanto em sua estrutura física, organizacional e curricular,...
-+=