Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é uma referência da cultura e da arte no Brasil. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.

No livro Nei Lopes, primeira biografia da Coleção Retratos do Brasil Negro, o jornalista Oswaldo Faustino conta em detalhe a trajetória desse grande intelectual brasileiro e aborda com maestria todas as facetas de sua vida. “Ele é uma usina do pensar”, revela o autor.

Como admirador, Faustino aceitou com entusiasmo o convite para escrever a biografia do intelectual. Foram quatro meses de trabalho, incluindo contatos por telefone, troca de e-mails e dois encontros, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, para reunir as histórias que mostram os diversos talentos do homem que é hoje a grande referência no estudo da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo.

Os oito capítulos que compõem a biografia incluem um breve flashback, destacando fatos relevantes que ocorreram em maio de 1942, data em que nasceu o caçula de uma família de treze irmãos. Foi um ano conturbado no cenário nacional e internacional, com os conflitos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.

O autor fala sobre o envolvimento de Nei Lopes com as artes plásticas e a aprovação, em primeiro lugar, no disputadíssimo concurso da Escola Técnica Visconde de Mauá. Fala sobre sua dedicação à poesia, ao desenho e ao teatro, bem como sobre sua formação como advogado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1962, que fez dele o primeiro universitário da família.

A biografia inclui ainda dados sobre a participação de Nei Lopes na política estudantil e na luta contra a ditadura militar por meio de peças teatrais, além do seu envolvimento no movimento negro e nas escolas de samba. Traz também um capítulo especial sobre seu incomparável talento musical, incluindo a relação de suas principais obras literárias e discográficas e alguns versos musicais.

Serviço:

Título: Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Autor: Oswaldo Faustino

Coordenadora da coleção: Vera Lúcia Benedito

Editora: Selo Negro Edições

Preço: R$ 19,90

Páginas: 120

Atendimento ao consumidor: (11) 3865 – 9890

Site: www.selonegro.com.br

Matéria original

+ sobre o tema

Desigualdade de acesso aos direitos humanos começa no nascimento

A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos...

Lei 10.639 completa 21 anos reafirmando-se como marco na luta da população negra

A Lei 10.639/2003, também conhecida como Lei do Ensino da...

Torta de climão

Conversa vai, conversa vem, dia desses uma conhecida relatou...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Não deixe ninguém para trás, ou “Leave no one...

para lembrar

STF: Audiencia Pública Kabengele Munanga

Ministro Ricardo Lewandowski Chamo agora para fazer uso da palavra...

População Negra, Racismo e Sofrimento Psíquico

O Brasil é um país pluri-étnico que tem em...

O discurso da tolerância como domesticação

Apenas uma sociedade profundamente intolerante pode invocar a necessidade...

Lázaro Ramos causa alvoroço na Marcha contra Genocídio do Povo Negro em Salvador

Por: Marivaldo Filho O ator baiano Lázaro Ramos participou, na...
spot_imgspot_img

Morre cedo a gente negra

Antônio Bispo do Santos, o popularíssimo pensador quilombola conhecido como Nêgo Bispo, encantou-se aos 63 anos. Bispo que apresentava um quadro grave de diabetes,...

‘Nos EUA, até conservadores defendem que empresas que lucraram com escravidão paguem reparação’

A vida de Deadria Farmer-Paellmann mudou, nos anos 1990, quando ela se viu em um antigo cemitério de africanos escravizados, aos pés do centro financeiro...

‘Muita gente que dá aula de história da África, na verdade, está dando aulas de história da escravidão’

O senhor fez sua trajetória na universidade em um dos ambientes mais efervescentes do país para o debate sobre as Ciências Sociais, o IFCS/UFRJ...
-+=