Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é uma referência da cultura e da arte no Brasil. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.

No livro Nei Lopes, primeira biografia da Coleção Retratos do Brasil Negro, o jornalista Oswaldo Faustino conta em detalhe a trajetória desse grande intelectual brasileiro e aborda com maestria todas as facetas de sua vida. “Ele é uma usina do pensar”, revela o autor.

Como admirador, Faustino aceitou com entusiasmo o convite para escrever a biografia do intelectual. Foram quatro meses de trabalho, incluindo contatos por telefone, troca de e-mails e dois encontros, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, para reunir as histórias que mostram os diversos talentos do homem que é hoje a grande referência no estudo da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo.

Os oito capítulos que compõem a biografia incluem um breve flashback, destacando fatos relevantes que ocorreram em maio de 1942, data em que nasceu o caçula de uma família de treze irmãos. Foi um ano conturbado no cenário nacional e internacional, com os conflitos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.

O autor fala sobre o envolvimento de Nei Lopes com as artes plásticas e a aprovação, em primeiro lugar, no disputadíssimo concurso da Escola Técnica Visconde de Mauá. Fala sobre sua dedicação à poesia, ao desenho e ao teatro, bem como sobre sua formação como advogado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1962, que fez dele o primeiro universitário da família.

A biografia inclui ainda dados sobre a participação de Nei Lopes na política estudantil e na luta contra a ditadura militar por meio de peças teatrais, além do seu envolvimento no movimento negro e nas escolas de samba. Traz também um capítulo especial sobre seu incomparável talento musical, incluindo a relação de suas principais obras literárias e discográficas e alguns versos musicais.

Serviço:

Título: Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Autor: Oswaldo Faustino

Coordenadora da coleção: Vera Lúcia Benedito

Editora: Selo Negro Edições

Preço: R$ 19,90

Páginas: 120

Atendimento ao consumidor: (11) 3865 – 9890

Site: www.selonegro.com.br

Matéria original

+ sobre o tema

Rappers gravam vídeos contra a redução da maioridade penal

Canal do YouTube apresenta argumentos contrários a mudança em...

Racismo institucional impede combate à violência contra negros

Segundo dados, a cada meia hora morre um jovem...

Acusados do Carandiru dizem que assassinato de 111 presos foi ‘legítima defesa’

Em série de interrogatórios que terminou de madrugada, oficiais...

Mais de 10 mil protestam na Itália contra racismo

Em Florença, um militante de extrema direita matou dois...

para lembrar

Racismo, desigualdade e imprudência no teto do mundo

Sir Edmund Hillary (1919-2008), o neozelandês que se...

Os negros em Mad Men e as cotas no Brasil

O Brasil do ano 2012 se parece muito...

Qual o lugar da psicologia frente ao racismo?

“ uma das principais razões por que não sofremos...
spot_imgspot_img

O papel de uma líder branca na luta antirracista nas organizações 

Há algum tempo, tenho trazido o termo “antirracista” para o meu vocabulário e também para o meu dia a dia: fora e dentro do...

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., craque do Real Madrid e da seleção brasileira. O trio...
-+=