Nota sobre o acompanhamento do estado de saúde de Rafael Braga

Recebi hoje, por meio dos advogados de Rafael Braga e de militantes de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, um informe de que o jovem está internado desde a última quinta-feira (17.08) na Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Dr. Hamilton Agostinho Vieira de Castro, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro.

Do  Portal da Câmara dos Deputados

A saúde de Rafael Braga já é motivo de acompanhamento da CDHM desde a diligência que realizamos no mês de julho ao Rio de Janeiro, ocasião em que o visitamos na companhia de seus advogados e de sua mãe. Na semana passada, conversei com o secretário de Administração Penitenciária e com o juiz coordenador da Vara de Execuções Penais acerca de questões como a saúde bucal de Rafael e uma tosse que persistia há mais de um ano, tendo sintomas que indicavam a suspeita de tuberculose, contraída dentro da penitenciária e que, segundo as informações que apuramos, é o motivo desta internação. O quadro de saúde de Rafael, por sinal, se insere no grave cenário de violações sistemáticas de Direitos Humanos contra o jovem, fruto de seletividade judiciária, arbitrariedade policial e racismo institucional.

 

Em função da gravidade do caso, solicitei à assessoria técnica da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados que oficiasse as autoridades da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro solicitando a realização de todos os diagnósticos necessários para atestar uma possível manifestação de tuberculose, o que resultaria em medidas protetivas da saúde do jovem, impedindo a proliferação da bactéria para os demais detentos.

 

Além dos ofícios que enviamos, determinei à assessoria técnica da CDHM que siga monitorando os desdobramentos deste episódio com prioridade, mantendo contato estreito com os defensores e familiares de Rafael.

 

O caso Rafael Braga deverá ser tema de audiência pública na CDHM no próximo dia 30 de agosto, com base no requerimento de minha autoria e da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), aprovado unanimemente pelo colegiado, e que trará ao conhecimento dos parlamentares todo o histórico do caso do único preso político em virtude das manifestações de junho de 2013.

 

Deputado Paulão (PT-AL)

 

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

Sugerido por robson_lopes Trechos dos artigos: Felizmente, a...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Cidade Maravilhosa, Cidade Militarizada

UM EFETIVO DE cerca de 85 mil — entre eles Força...

O Brasil pelos olhos de nove crianças refugiadas que vivem em São Paulo

Quando viviam em seus países - Haiti, Síria, Arábia...

Do Carandiru a Manaus, Brasil lota presídios para combater tráfico sem sucesso

Política de encarceramento em massa decorrente da guerra às...

ONU nomeia atriz Kenia Maria como defensora dos direitos das mulheres negras no Brasil

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrado...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...
-+=