Nota sobre o acompanhamento do estado de saúde de Rafael Braga

Recebi hoje, por meio dos advogados de Rafael Braga e de militantes de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, um informe de que o jovem está internado desde a última quinta-feira (17.08) na Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Dr. Hamilton Agostinho Vieira de Castro, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro.

Do  Portal da Câmara dos Deputados

A saúde de Rafael Braga já é motivo de acompanhamento da CDHM desde a diligência que realizamos no mês de julho ao Rio de Janeiro, ocasião em que o visitamos na companhia de seus advogados e de sua mãe. Na semana passada, conversei com o secretário de Administração Penitenciária e com o juiz coordenador da Vara de Execuções Penais acerca de questões como a saúde bucal de Rafael e uma tosse que persistia há mais de um ano, tendo sintomas que indicavam a suspeita de tuberculose, contraída dentro da penitenciária e que, segundo as informações que apuramos, é o motivo desta internação. O quadro de saúde de Rafael, por sinal, se insere no grave cenário de violações sistemáticas de Direitos Humanos contra o jovem, fruto de seletividade judiciária, arbitrariedade policial e racismo institucional.

 

Em função da gravidade do caso, solicitei à assessoria técnica da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados que oficiasse as autoridades da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro solicitando a realização de todos os diagnósticos necessários para atestar uma possível manifestação de tuberculose, o que resultaria em medidas protetivas da saúde do jovem, impedindo a proliferação da bactéria para os demais detentos.

 

Além dos ofícios que enviamos, determinei à assessoria técnica da CDHM que siga monitorando os desdobramentos deste episódio com prioridade, mantendo contato estreito com os defensores e familiares de Rafael.

 

O caso Rafael Braga deverá ser tema de audiência pública na CDHM no próximo dia 30 de agosto, com base no requerimento de minha autoria e da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), aprovado unanimemente pelo colegiado, e que trará ao conhecimento dos parlamentares todo o histórico do caso do único preso político em virtude das manifestações de junho de 2013.

 

Deputado Paulão (PT-AL)

 

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados

+ sobre o tema

Negros cobram mais oportunidades de trabalho em bancos e no sistema financeiro

  Representantes de entidades defensoras da inclusão de...

Proibição do aborto, Eduardo Cunha e o Martelo das Bruxas

Na base do projeto de lei 5069 há uma...

LE FIGARO: Brasil tem banho de sangue e “autoridades nem se comovem”

Jornal francês relata que "a mídia brasileira tem exibido...

Atual projeto de nação não tem lugar para povos indígenas, diz indígena e doutor em antropologia

Após manifesto de funcionários da Funai por um plano de ...

para lembrar

O alívio das mães de bebês que tiveram microcefalia descartada no sertão de PE

Após uma viagem de quase seis horas de Itapetim,...

Ministério das Comunicações pode interromper o ‘BBB 12’

O Ministério das Comunicações também vai apurar a polêmica...

Estado e agronegócio: risco de morte aos Guarani Kaiowás

    Douglas Belchior São conhecidos, embora pouco divulgados, os conflitos em...

14 concursos abrem inscrições para 10,8 mil vagas no começo da semana

Entre órgãos estão Petrobras, Banco do Brasil e governo...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=