A nova versão da peça publicitária sobre os 150 da anos da Caixa com Machado de Assis negro

Enviado por / FonteDo G1

A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (11) que começou a ser veiculada na segunda-feira (10) a nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição. Desta vez, um ator negro interpreta o escritor Machado de Assis.

O novo vídeo, que pode ser visto no YouTube, foi feito para corrigir a representação de Machado que, na propaganda original suspensa em setembro, foi interpretado por um ator branco.

Além de receber críticas na internet, a peça foi alvo no dia 19 de setembro de uma queixa formal por parte da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), que disse em comunicado a “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.

A campanha original com o ator branco interpretando Machado, cuja veiculação na TV foi suspensa em setembro após ser alvo de críticas e reclamações, também pode ser vista no YouTube.

A nova campanha ainda não está disponível na internet.

‘Providências para retificar o erro’

No dia 21 de setembro, quando a Caixa anunciou a decisão de suspender a veiculação da campanha publicitária na TV, o próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu em comunicado desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.

“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco.

+ sobre o tema

Como um pente de 48 centavos gerou um processo por racismo nos EUA

Uma americana processou o Walmart ao descobrir a maneira...

RACISMO EM ARACAJU: Gilmar quer levar vítima de racismo para falar na Comissão de Direitos Humanos

  Fonte: Faxaju - Na sessão desta quarta-feira (04), o deputado...

Escritora que teve livro rejeitado pelo Sesi fará mutirão contra intolerância

A obra já foi premiada e traz ilustrações de...

para lembrar

A criação do universo à luz dos africanos

O grupo Afaia Bambaré – Arte e Cultura...

Iveth MC moçambicana

  Iveth ou simplesmente Veth, MC moçambicana conhecida por ser...

Rapper brasileiro produz seu primeiro samba rock

"O samba rock é mágico." Essa é a...

Filme: Bróder impressiona com retrato complexo da periferia

A câmera persegue desesperadamente três garotos que correm...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...
-+=